LATEST NEWS

TJE DECIDIRÁ O FUTURO DA CÂMARA MUNICIPAL DE RUROPÓLIS

Posted by iptvweb01 ~ domingo, 3 de fevereiro de 2013


PorKid dos Reis, Jornalista Free -  Lancer

 Ver. Jonas ao lado de seu Advogado Dr. Raifran
O presidente da Câmara Municipal de Rurópolis, vereador Jonas Lourenço (PT), eleito pela Chapa Unidos pelo Bem de Rurópolis, composta pelos parlamentares do PMDB, PT, PP e PTB, entrou com pedido de agravo de instrumento no dia 29 de janeiro junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE) contra a liminar concedida pelo juiz de Direito, da Comarca de Rurópolis,Gláucio Assad, que acatou denúncia da vereadora Carla Naiza, do (PSDB), alegando que a votação não cumpriu o regimento interno da casa, não foi respeitada a proporcionalidade na composição da mesa e que a posse dos eleitos não foi efetuada pelo presidente anterior do legislativo. A vereadora pertence ao bloco composto por membros do PSDB e DEM e foi derrotada no processo eleitoral ocorrido no começo de janeiro. 

O presidente eleito da Câmara, Jonas Lourenço, nega todas as irregularidades citadas pela vereadora e provou ao magistrado, em reunião ocorrida no interior da Câmara Municipal de Rurópolis, o cumprimento das exigências do regimento, inclusive com as atas, fotos, vídeos e outras provas materiais. O pleito foi vencido pela chapa encabeçada pelo vereador petista por sete votos a seis, seguindo as determinações do regimento da Câmara e os eleitos tomaram posse no dia 1 de janeiro. “Assim iniciamos o ano legislativo, inclusive acompanhando, posteriormente, o prefeito eleito, Pablo Genuíno, do (PSDB), em diversas visitas municipais” relembra o Jonas. 

Segundo o vereador petista, o magistrado Gláucio Assad não reconheceu a documentação legal e nem acatou orientação de vários advogados envolvidos no processo. “O juiz emitiu, no dia 28 de janeiro, portanto 27 dias depois do início ano legislativo, um mandado de segurança destituindo a direção eleita do Legislativo municipal e me intimou a realizar uma nova eleição no prazo de 48 horas, sob a pena de crime de desobediência e o pagamento de R$ 30 mil de multa diária pelo não cumprimento da decisão. No dia 29 de janeiro, recebi nova intimação exigindo a realização de uma sessão às 9h35min horas do dia 30 de janeiro. Mas como posso cumprir estas exigências se estou destituído do poder de presidente da Câmara?”, indagou o vereador ao magistrado. 

A Câmara Municipal é composta por 13 vereadores. O prefeito eleito, Pablo Genuíno, do (PSDB), é cunhado do magistrado Gláucio Assad. Este, por sua vez, é cunhado da vereadora Paula Genuína, do (PSDB), que perdeu a eleição e queria assumir a presidência da Câmara. “Isso significa que as famílias Genuíno e Assad comandariam os poderes Executivo, Legislativo e o Judiciário local”, reflete o vereador petista. 

Além disso, Jonas Lourenço denuncia outro fato inconstitucional e com provas robustas. Segundo ele, no dia 30 de janeiro, o juiz Gláucio Assad assumiu a mesa da Câmara Municipal, presidiu uma sessão, realizou o processo eleitoral do Legislativo municipal e deu posse ao vereador Edgar da Rocha, do PSD. “Tudo isso ocorreu com o respaldo do tático policial de Itaituba e da Polícia Militar de Rurópolis. Neste momento, a população foi tomada de revolta e a violência só não explodiu pela intervenção de vários vereadores eleitos, advogados e as lideranças municipais. Tudo está documentado em vídeos, fotografias e outras provas documentais”, relata. 

O vereador petista e os advogados Robério D´Oliveira e Nelson Monteiro, que deram entrada no agravo de instrumento, acreditam que o Tribunal de Justiça do Estado deve se pronunciar sobre o pedido nos próximos dias. “Depois da decisão do tribunal, a população de Rurópolis, município que tem a economia centrada na agricultura familiar, pecuária e no setor de serviços, poderá então retomar as suas atividades normais com a superação do clima de incerteza que o episódio está causando na cidade. Existe uma revolta muito grande pelos abusos e as ilegalidades cometidas contra a Constituição brasileira, contra o processo democrático do pleito realizado na Câmara de Vereadores, contra o Regimento Interno da casa e contra o trabalho da Câmara pelo desenvolvimento das melhorias das políticas públicas para a sociedade”, finaliza Jonas.
Foto Reproduzida do (http://ehmarinho.blogspot.com.br/)

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts