LATEST NEWS

Uso de drogas começa antes dos 13 anos, diz IBGE

Posted by iptvweb01 ~ quinta-feira, 20 de junho de 2013




Brasil, A geração que vai suceder os milhares de jovens que surpreenderam o Brasil e o mundo ao iniciar, na semana passada, um inédito movimento de protestopelo país está começando a consumir drogas ilícitas antes dos 13 anos. Foi o que apontou a segunda Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE 2012, revelando aumento quando comparados os números do levantamento feito em 2009. No ano passado chegou a 9,9% a proporção de adolescentes que vivem nas capitais que já experimentaram drogas ilícitas, o que equivale a pouco mais de 312 mil jovens. Em 2009 o porcentual foi de 8,7%.











A pesquisa foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas capitais brasileiras. Entre os jovens de 13 a 15 anos entrevistados nas escolas de Belém, 6,7% responderam já ter usado algum tipo de droga ilícita alguma vez na vida. O percentual, apesar de preocupante, ainda é um dos mais baixos do país, principalmente quando comparado com a vizinha cidade de Boa Vista, onde 11% dos jovens responderam já ter experimentado drogas. Em Manaus foram 9% e em Porto Velho 9,8%. Macapá e Palmas tiveram o menor índice do país, ambas com 5,7%. O maior foi Florianópolis, com 17,5%.





A região Norte teve maior índice de iniciação prematura ao uso de drogas (5,4%) que a região Nordeste com 5%. Considerando as grandes regiões do país, o maior foi observado no Centro-Oeste, 9,3%, talvez impulsionado pelo alto índice de Brasília, 14,1%.





A pesquisa mostrou também que o crack – considerado uma das mais nocivas drogas ilícitas no mundo – é muito pouco utilizado entre os adolescentes que disseram já ter experimentado drogas ilícitas. Um total de 2,8% de jovens disseram ter experimentado o crack 1 ou 2 vezes.





REALIDADE





Diferentemente de outras pesquisas feitas pelo IBGE, o Instituto buscou garantir o máximo de realidade possível no levantamento feito junto aos jovens de 13 a 15 anos. Para isso foi entregue a eles um equipamento eletrônico para que eles próprios respondessem com privacidade sobre seus hábitos e comportamento.


Foram entrevistados 109.104 alunos do 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas em todo País, a grande maioria (86%) com idades de 13 a 15 anos. Os resultados foram projetados para o universo de 3,1 milhões de adolescentes que estudam no 9º ano. 





Embora a proporção pareça pequena, os técnicos do IBGE se espantaram com a revelação de que 0,5% dos adolescentes usou crack no período de 30 dias que antecederam a pesquisa, pois, em números absolutos, são 15 mil estudantes no País inteiro que já experimentaram a droga, que tem o maior potencial de dependência.





O consumo de cigarros nos 30 dias anteriores foi relatado por 5,1% dos escolares e 26,1% consumiram álcool no mesmo período em todo o país. Nesta situação, Belém em nada se diferencia das outras capitais do país. 





Uma média de sete em cada dez adolescentes declararam já ter experimentado algum tipo de bebida alcoólica. 60,5% dos jovens belenenses declararam já ter experimentado algum tipo de bebida alguma vez na vida. Espantosamente, a maioria deste total – 63,2% contra 57,7% - é composta por meninas.





Diário do Pará


Postado por Estado do Tapajós

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts