LATEST NEWS

Governo anuncia Fundo Estadual para viabilizar projetos culturais

Posted by iptvweb01 ~ quinta-feira, 25 de julho de 2013

A regulamentação do Fundo Estadual de Cultura e o fortalecimento do diálogo entre governo do Estado e o setor cultural foram enfatizados, na tarde desta quinta-feira (25), pelo presidente da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Nilson Chaves, em entrevista coletiva realizada no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Os investimentos já feitos pelo governo na área cultural, que superam R$ 50 milhões, foram ressaltados por Nilson Chaves durante a coletiva, organizada para esclarecer itens da política cultural e ressaltar a importância do trabalho conjunto, entre Estado e sociedade, na gestão de programas e projetos culturais.

Nilson Chaves assegurou que o governo do Estado sempre esteve aberto e disposto a escutar as reivindicações da sociedade, especialmente da classe artística, desde que o debate seja centralizado na política pública de cultura, deixando de lado questões pessoais. O presidente da Fundação Tancredo Neves ressaltou que a política cultural do Estado atende aos interesses de todas as áreas artísticas, sem excluir nenhum projeto ou segmento. 

“A classe artística tem que saber que estamos juntos. Estamos disponíveis para conversar e discutir sobre os projetos, inclusive o Fundo Estadual, que está para ser lançado. O básico é a boa vontade e o desejo de formatar ideias. Nós estamos sempre abertos ao diálogo”, reiterou Nilson Chaves. 

Investimentos - Também foi feito na coletiva um balanço dos investimentos já realizados na área de cultura, nos últimos dois anos e meio, que ultrapassam os R$ 50 milhões, repassados por meio de editais de bolsas, pagamento de cachês a artistas, realização de grandes projetos e o orçamento destinado ao Programa de Incentivo à Cultura Semear. O valor abrange as ações de todas as instituições culturais do governo - Instituto de Artes do Pará (IAP), Fundação de Radiodifusão (Funtelpa), Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Fundação Curro Velho, Fundação Carlos Gomes e Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Nilson Chaves ressaltou ainda que a interação entre o governo e a sociedade é imprescindível, principalmente neste momento, quando estão em fase de elaboração o Fundo Estadual de Cultura, que em breve será regulamento e lançado, e a Conferência Estadual de Cultura, marcada para os dias 11 e 12 de setembro deste ano. No evento deverão ser definidas as diretrizes regionais, que serão apresentadas na Conferência Nacional e poderão compor o Sistema Nacional de Cultura.

Com a regulamentação do Fundo Estadual de Cultura, artistas e produtores culturais terão mais um mecanismo, junto com o Programa Semear, para viabilizar projetos culturais. “Nós esperamos poder dialogar e discutir com a classe artística sobre o Fundo. Nós estamos há dois dias, no Hangar, montando toda a estrutura do Fundo Estadual. Incluímos na minuta o que consideramos essencial, e esperamos ouvir os anseios da classe, para que possamos somar. Se querem o Fundo Estadual e os editais, nós iremos concretizar”, concluiu Nilson Chaves.

Texto:
Hélio Granado - FCPTN - 

Agência Pará de Notícias

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts