LATEST NEWS

Projeto de royalties para Educação deve ser apreciado nesta terça.

Posted by iptvweb01 ~ terça-feira, 2 de julho de 2013






oglobo.globo.com


Rio de Janeiro RJ, O projeto de lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a Educação e reserva 25% para a Saúde deverá ser apreciado nesta terça-feira (02) pelo Senado. O PLC 41/2013 foi aprovado às pressas pela Câmara dos Deputados, na semana passada, em meio aos protestos que ganharam as ruas do páis. A expectativa é de que o texto seja aprovado também pelos senadores.





A proposta original, modificada semana passada da Câmara dos Deputados, previa que 100% dos royalties fossem para a Educação. Os deputados também incluíram um dispositivo para destinar metade da verba do Fundo Social do Pré-Sal à Educação, e não apenas 50% dos rendimentos desse, como estabelecido anteriormente. O novo texto também prevê o uso de recursos dos contratos já existentes, contanto que os poços entrem em operação comercial após 3 de dezembro de 2012. Isso abrangeria vários contratos atuais de blocos de exploração que ainda não chegaram a essa fase.





De acordo com projeções da Nota Técnica da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, as mudanças trarão cerca de R$ 261,44 bilhões para as áreas de Educação e Saúde até 2022. A proposta original calculava R$ 25,8 bilhões no mesmo período. No entanto, aliados da presidente Dilma Rousseff consideram as mudanças uma derrota para o governo. O projeto de lei era considerado pelo Planato peça fundamental para cumprir a meta de investir 10% do PIB, prevista no Plano Nacional da Educação (PNE). O PNE, que traçaria as políticas educacionais de 2011 a 2020, transita há mais de dois anos no Congresso e ainda não foi aprovado.





De acordo com o líder do PT no Senado e relator do PNE na Comissão de Assuntos Econômicos, José Pimentel (PT-CE), a base trabalhará pelos 100% dos royalties para a Educação.





- Minha posição é trabalhar para que seja os 100%, para que possamos cumprir as metas do PNE, que vai resgatar uma dívida histórica que o estado tem para com a sociedade – afirma o senador.





No entanto, para o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, o texto substitutivo vindo da Câmara é mais benéfico para o setor. Segundo ele, o projeto destina agora uma quantidade substancialmente maior do que o antigo.





- A força das ruas ajudou bastante. Essa é uma conquista de muitos anos. É muito melhor ganhar 75% de um bolo maior do que 100% de um bolo menor - afirmou Cara.





Mesmo concordando com essa avaliação, o senador Cristóvão Buarque (PDT-DF) é receoso quanto ao projeto. De acordo com o parlamentar, além de não ser o suficiente para atender a toda a demanda do setor, o projeto traria incertezas como a quantidade de reserva de petróleo, a cotação do dólar e a quantidade com o potencial de exploração do mineral. Além disso, o senador ressalta que os ganhos concretos dos royalties na Educação só seriam sentidos mais de 20 anos depois, quando de fato o país irá extrair o óleo em quantidades substanciais do fundo dos oceanos.





- As crianças que têm cinco anos hoje não vão se beneficiar de nada desse projeto. Estão vendendo a ideia de que os royalties do petróleo vão salvar a Educação, o que não é verdade. (A classe política) querer dar a impressão de que trabalha aprovando nas carreiras um projeto que, se der certo, vai dar resultado apenas em 20 anos - resumiu Buarque.





No entanto, mesmo com essas ponderações, o senador antecipou que irá votar pela aprovação do projeto:





- Não posso ser contra nada que destine verbas para a Educação, mesmo que sejam migalhas.





O projeto original (PL 500/13) foi enviado em maio ao Congresso pelo governo federal, com pedido de urgência. Ele substituiu a MP 592, de mesmo teor, que acabou caducando por não ter havido acordo entre os líderes da base e não ter sido votado dentro do prazo.

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts