LATEST NEWS

BRT pode ficar defasado em 2016, avalia Detran

Posted by iptvweb01 ~ sábado, 2 de março de 2013






Belém PA - A frota de veículos circulando na Região Metropolitana de Belém (RMB), em 2016, deve ser de 687.540 unidades. Isso corresponde a um aumento de 45% em relação à frota de 473.340 (registro de janeiro deste ano). Assim como é agora, 95% serão particulares. A projeção é do Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran-PA), que deverá entregar um estudo à Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub) e ao Núcleo de Gerenciamento do Transportes Metropolitano (NGTM) para subsidiar o projeto Ação Metrópole. Além da implantação de BRT (bus rapid transit ou sistema de trânsito rápido de ônibus), será preciso incentivar o uso do transporte público e das bicicletas (uma sadia combinação entre locomoção e exercício físico, além de nada poluente).





Dos 473.340 veículos circulando diariamente na RMB, 453.645 mil estão concentrados no eixo Belém-Ananindeua-Marituba. Cerca de 425 mil são carros, motos e caminhonetes. A taxa de motorização da população é de 25%, o que significa haver 25 veículos particulares para cada 100 pessoas. O aumento constante da frota representa também o aumento da taxa de acidentabilidade, principalmente com motocicletas. Dados da seguradora Líder, administradora do seguro contra Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), mostram que 66% das indenizações pagas em 2011 no Brasil foram para condutores ou passageiros de motos. Em 72% desses casos, os envolvidos ficaram com alguma invalidez permanente. Acidentados de motos ocupam hoje 80% dos leitos do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE).





O coordenador de Planejamento do Detran-PA, Carlos Valente, autor do estudo, reconhece a importância do Ação Metrópole e da instalação do BRT, mas deixa claro que os projetos não podem parar por aí. Caso contrário, os resultados serão perdidos e logo os problemas de congestionamentos voltarão a acontecer. Para ele, integrar o BRT municipal, iniciado de forma conturbada e pouco transparente na gestão do ex-prefeito Duciomar Costa, ao Ação Metrópole foi a melhor decisão. Assim, governo do Estado e prefeitura de Belém trabalham sem divergências e de forma metropolitana.





'Esse novo projeto que mostra a integração entre o Estado e a prefeitura de Belém, para resolver a questão do transporte de forma metropolitana está ótima. Porém, se não houver um trabalho futuro e mais projetos de trânsito especificamente, além de incentivos à população para deixar o carro em casa e pegar o transporte público ou usar bicicleta, não há BRT que dê jeito. Mas como o novo projeto está sendo discutido de forma transparente, com um excelente padrão técnico, ainda temos como colocar a variável frota no planejamento. Se planejarmos para frente, teremos como resgatar para Belém o status de Metrópole de Amazônia', analisa Valente.





Amub fala na criação de rotas alternativas de tráfego na capital





A diretora superintendente da Amub, Maísa Tobias, afirmou que todas as informações são válidas para a concepção do projeto. Ela acrescenta que o aumento da frota de veículos particulares não inviabiliza em nada o BRT, mas mostra a necessidade urgente de se criar opções de transporte público para a população. 'As pessoas só usam carro particular porque não há uma oferta de transporte público de qualidade. A cidade está crescendo e há, naturalmente, o aumento do número de carros particulares circulando também. Para isso estão sendo criadas rotas alternativas, como o prolongamento da João Paulo II, a construção dos elevados da avenida Independência e rodovia Mário Covas, que aumentarão a fluidez do trânsito para toda a RMB. No próprio projeto do BRT estão previstos estacionamentos para carros particulares nas estações, para estimular que a pessoa siga de carro por um trecho e depois prossiga pelo BRT. As pessoas estão se deslocando de carro porque não têm outra opção segura, e o BRT com certeza irá colaborar para diminuir esse crescimento abrupto da frota', comentou.





Maísa garante que a malha cicloviária logo terá trabalhos mais específicos. 'Todo o projeto do BRT Belém contempla ciclofaixas tanto na avenida Almirante Barroso quanto na rodovia Augusto Montenegro. E também está prevista a construção de bicicletários próximo às estações para que os ciclistas, se quiserem, deixem as bicicletas lá e façam o percurso no BRT', concluiu.





Fonte: O Liberal

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts