LATEST NEWS

MAIS MÉDICOS: SOBE PARA 12 O NÚMERO DE PROFISSIONAIS EM SANTARÉM‏

Posted by iptvweb01 ~ sábado, 2 de novembro de 2013




Os nove médicos, todos cubanos, que foram designados para atuar em Santarém, pelo Programa Mais Médicos do governo federal, chegaram ontem, sexta-feira, 01/11, ao município. No começo da tarde, eles estiveram reunidos com as secretárias de Saúde Valdenira Cunha e Livia Corrêa (adjunta), que também é coordenadora do Programa em nível municipal. O tutor do Programa, Dr. Frederico Neves, também participou da reunião. Sobre a lotação foi definido que os médicos que atuarem nas Unidades de Saúde Fluvial da Família (Barco Hospital ABARÉ) trabalharão 18 dias ininterruptos e terão 12 dias de descanso. A base no período de repouso será a vila de Alter do Chão. Os médicos que forem designados para o interior terão que fixar residência no local onde forem lotados.





A titular da pasta de Saúde, Valdenira Cunha, comemorou o aumento de três para 12 médicos no município, através do Programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde. A língua em um primeiro momento, não deve chegar a ser empecilho para quem se dispõe a servir a medicina na Amazônia, uma das mais carentes regiões, em se tratando desses profissionais. O percentual de médico por habitante é de 0,6 para cada grupo de 100 habitantes.





Segundo a secretária, as primeiras providências são no sentido em advertir os recém-chegados profissionais sobre as doenças tropicais incidentes na região e também procedimentos por conta de picadas de animais peçonhentos.





Rita Elena Novo Aguilar, a única mulher do grupo, falando em português, definiu a sua atuação em Santarém como uma forma de contribuir para a melhoria dos índices de saúde do Brasil, com muitos resultados positivos. “Será uma satisfação muito grande, servir as pessoas mais necessitadas”, ressalta.





Lotação dos profissionais





Como as carências são muito grandes, a escala de prioridades está sendo montada. Na região do Lago Grande, por exemplo, há aproximadamente 30 mil habitantes, sem nenhum médico para atender. Há outras regiões que também terão tratamento prioritário. A coordenadora municipal do Programa, Dra. Lívia Corrêa, explica que antes de começarem a atuar, os médicos passarão por treinamentos que vão durar cinco dias. Eles terão vivência sobre situações em locais distantes e com pouca densidade demográfica. Eles atuarão fundamentalmente na Atenção Básica.





A secretária adjunta de Saúde prevê uma redução da demanda de atendimento tanto no Pronto Socorro, quanto no Hospital Municipal. A média de atendimentos diários ultrapassa a marca de 500 só nas duas unidades. Para a secretária, a presença do médico mais perto das famílias, deixará de provocar a demora no atendimento, nas Unidades Básicas de Saúde e no PSM, em virtude de demandas corriqueiras.





O tutor do Programa Mais Médicos, Frederico Neves, admite que “pelo menos 60% dos pacientes atendidos, tem característica de falta de afetividade, e o médico deve estar preparado para todas as situações”, observa.





Fonte : CCOM/PREFEITURA DE SANTARÉM


Elias Junior Notícias

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts