LATEST NEWS

Drogarias em Xinguara funcionam sem farmacêuticos, segundo MP

Posted by iptvweb01 ~ quarta-feira, 21 de maio de 2014


Após verificar que diversas drogarias de Xinguará, no sudeste do Pará, não possuem farmacêuticos, o Ministério Público do Estado (MPE) firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Divisão de Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Farmácia para garantir a presença dos profissionais nos estabelecimentos do município.





Segundo os promotores de Justiça Ramon Furtado Santos e Renato Bellini, a presença do farmacêutico é necessária, como técnico responsável. “A presença deste nos estabelecimentos é fator que contribui para reduzir a automedicação, levando por conseguinte a uma maior eficácia dasterapias medicamentosas prescritas”, afirmaram.





Para eles, a oferta farta e irresponsável de medicamentos conduz a um consumo exagerado dos remédios, com graves consequências à saúde pública, como o aumento da resistência bacteriana causada pelo consumo inadequado de antibióticos. "A responsabilidade técnica e a dispensação de medicamentos é atribuição privativa do farmacêutico”, declararam.





Termo de Ajuste de Conduta


A partir de 1º de julho de 2014, será permitido o compartilhamento de apenas quatro profissionais em farmácias e drogarias já em funcionamento, com carga horária mínima de duas horas para os que comercializem apenas medicamentos comuns e quatro horas diárias para os que realizem o fracionamento de medicamentos e/ou comercializem medicamentos sob regime especial de controle.





Nos anos de 2015 e 2016, o compartilhamento do profissional cairá para dois e um estabelecimento, respectivamente, com carga horária mínima maior, de 4 a 8 horas, até que a partir de janeiro de 2017, a assistência farmacêutica deverá ser integral, durante todo o período de funcionamento da farmácia e drogaria.





A Vigilância Sanitária do município de Xinguara e o Conselho Regional de Farmácia deverão fazer a fiscalização do cumprimento do TAC.





O descumprimento de qualquer uma das cláusulas implicará no pagamento de R$ 25 mil por mês ou fração do mês ao compromissário que der causa ao retardamento ou inexecução da cláusula.





g1.pa

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts