LATEST NEWS

PSDB critica 'oportunismo' do PT e diz que protestos miram corrupção

Posted by iptvweb01 ~ domingo, 23 de junho de 2013


Do G1, em Brasília

O senador Aécio Neves, presidente do PSDB
(Foto: Jose Cruz/ABr)

Em nota à imprensa divulgada nesta sexta-feira (21), o PSDB, principal partido de oposição ao governo, cobrou da presidente Dilma Rousseff uma "palavra" sobre a dimensão tomada nesta quinta-feira pelas manifestações que se alastraram pelo país, incluindo episódios de violência.

No texto, o presidente da legenda, senador Aécio Neves (MG), diz que a insatisfação dos manifestantes "ultrapassa o plano das reivindicações pontuais" e que, em sua raiz, está a "aguda crítica à corrupção e à impunidade" no sistema político.

"Há um evidente e justo clamor que une a sociedade por mudanças estruturais na gestão do setor público e é inevitável ver, na raiz dessa insatisfação, uma aguda crítica à corrupção e à impunidade que persistem na base do sistema político, impedindo transformações e agredindo diariamente os brasileiros", diz o presidente do partido.

Aécio também critica o que chama de "oportunismo" do PT, por chamar militantes do partido para, segundo ele, "diluir as cobranças feitas ao governo federal". Segundo o senador, o PT estaria colocando em risco a segurança dos próprios militantes.

"É também inevitável constatar o oportunismo do alto comando do PT, que tenta se apropriar de um movimento independente, ao determinar que militantes do partido se misturem aos manifestantes com o claro intuito de diluir as cobranças feitas ao governo federal", diz o texto.

"Trata-se de decisão irresponsável que desrespeita o sentido apartidário dos protestos, colocando em risco, inclusive, a segurança de seus próprios militantes, alguns deles hostilizados ontem em várias partes do país", completa.

Procurada pelo G1, a assessoria do presidente do PT, Rui Falcão, disse que ele não se manifestaria sobre as críticas de Aécio.
saiba mais

Violência contra militantes
Nesta quinta-feira (20), principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, petistas, militantes de esquerda e integrantes de movimentos sociais foram hostilizados por outros manifestantes que exigiam um protesto "apartidário". Algumas pessoas saíram feridas após confrontos entre alas do próprio movimento.

Depois disso, o Movimento Passe Livre, que iniciou a onda de protestos em São Paulo exigindo a tarifa zero no transporte público, anunciou que não convocaria novas manifestações. Em nota, o MPL disse ser “um movimento apartidário, mas não antipartidário” e repudiou atos de violência.

Na quarta (19), o presidente nacional do PT, Rui Falcão, conclamou os militantes a participar dos protestos. Em nota publicada no site do partido, ele afirmou que a presença de filiados nos movimentos sociais “tem sido um fator positivo” para “impedir que a mídia conservadora e a direita possa influenciar, com suas pautas, as manifestações legítimas”.

“A direção do PT conclama a militância a continuar presente e atuante nas manifestações lado a lado com outros partidos e movimentos do campo democrático e popular", declarou.

Leia abaixo a íntegra da nota do PSDB:

"NOTA À IMPRENSA

O PSDB cumprimenta os brasileiros que vêm se manifestando de forma democrática e pacífica, escrevendo uma importante página da história do país.

É importante que nós, agentes políticos, tenhamos humildade para reconhecer e compreender a dimensão da insatisfação existente hoje no Brasil e que ultrapassa o plano das reivindicações pontuais.

Há um evidente e justo clamor que une a sociedade por mudanças estruturais na gestão do setor público e é inevitável ver, na raiz dessa insatisfação, uma aguda crítica à corrupção e à impunidade que persistem na base do sistema político, impedindo transformações e agredindo diariamente os brasileiros.

É também inevitável constatar o oportunismo do alto comando do PT, que tenta se apropriar de um movimento independente, ao determinar que militantes do partido se misturem aos manifestantes com o claro intuito de diluir as cobranças feitas ao governo federal.

Trata-se de decisão irresponsável que desrespeita o sentido apartidário dos protestos, colocando em risco, inclusive, a segurança de seus próprios militantes, alguns deles hostilizados ontem em várias partes do país.

Tendo em vista a dimensão alcançada pelos últimos eventos, o país continua aguardando a palavra da Presidente da República aos brasileiros.

Aécio Neves – Presidente Nacional do PSDB" Fonte ( http://g1.globo.com/politica)

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts