LATEST NEWS

UM GIRO PELO CÂMARA: PROJETO DE LEI DO VEREADOR NICOLAU DO POVO

Posted by iptvweb01 ~ terça-feira, 25 de junho de 2013

PROJETO DE LEI Nº /2013, DE DE JUNHO DE 2013

Autor: Ver.NICOLAU DO POVO - PP

DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA COLOCAÇÃO DE AVISOS NAS MESAS DE RESTAURANTES, BARES, LANCHONETES E OUTROS ESTABELECIMENTOS QUE FORNEÇAM ALIMENTOS NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, CONTENDO ORIENTAÇÕES QUANTO À UTILIZAÇÃO EXCESSIVA DE SAL DE COZINHA E SUAS CONSEQUÊNCIAS À SAÚDE.

A CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM, Estado do Pará, no uso de suas atribuições regimentais, faz saber que o Plenário aprovou a seguinte proposta de lei:

Art. 1º Ficam obrigados os restaurantes, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos que forneçam alimentos ao público a colocarem sobre as mesas ou balcões, placas de aviso que contenham informações sobre a adição de sal de cozinha (Cloreto de Sódio) aos alimentos e as possíveis consequências à saúde do usuário.

§ 1º As placas deverão ser confeccionadas em material rígido e durável, com dimensões mínimas de 10x6 cm.
§ 2º As placas deverão conter, no mínimo, as seguintes informações: "Evite colocar sal nos alimentos - a adição de cloreto de sódio (sal) em excesso é prejudicial à saúde, podendo causar hipertensão arterial e outros males. Cuide de sua saúde!".

Art. 2º A inobservância do disposto nesta Lei sujeita os infratores às seguintes penalidades:

I - Notificação para regularização, em prazo não superior a 30 (trinta) dias;
II - Multa de 20 (dez) Unidades Fiscais do Município (UFM) pelo não cumprimento do inciso acima.

Paragrafo único. A multa prevista no inciso II poderá, a critério do órgão fiscalizador e com a devida justificativa, ser convertida em prestação de serviços á comunidade, por meio de palestras proferidas em escolas da rede pública no âmbito do município com o tema: “Os prejuízos causados pelo consumo excessivo de sal á saúde do individuo”

Art. 3º A fiscalização da presente Lei fica a cargo do órgão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

NICOLAU DO POVO

JUSTIFICATIVA

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a hipertensão é a doença vascular que mais causa mortes no mundo. Embora as causas da hipertensão ainda sejam desconhecidas, várias pesquisas apontam que o CONSUMO ELEVADO DE SAL ajuda no desenvolvimento da doença. A OMS recomenda que seu consumo diário seja de menos de cinco gramas.

O problema não é só esse, pesquisas mostram que o consumo exagerado dessa substância pode causar um ataque do próprio corpo contra si mesmo, como se fosse uma resposta ao sistema imunológico, o que pode causar outras doenças como câncer e esclerose múltipla.

Quanto mais sal se consome, mais o corpo “pede” por ele. Porém, da mesma maneira que o corpo é viciado na substância, ele também pode facilmente ser “curado”. Ao experimentar alimentos menos salgados, aos poucos a pessoa vai descobrindo novos sabores e consegue ter uma qualidade de vida melhor.

O Estado também pode ajudar limitando a quantidade de sal nos alimentos e orientando a população sobre os males que podem causar á saúde. Em Santarém é cada vez mais comum as complicações cardíacas - entre elas a hipertensão - causadas principalmente pelo consumo excessivo de sal nos alimentos. Então, nada mais preventivo que orientar a população em geral, de modo expresso, dos males que os alimentos ricos em cloreto de sódio (sal) podem causar a saúde.


ASCOM 




Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts