LATEST NEWS

MPF e Incra fazem pacto para reduzir em 80% o desmatamento até 2020

Posted by iptvweb01 ~ sexta-feira, 9 de agosto de 2013




Um acordo firmado entre o Ministério Público Federal (MPF) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na última quinta-feira (8) prevê a redução do desmatamento na Amazônia Legal em até 80%. Segundo o Incra, o Pará corresponde a mais de 50% da atuação do Instituto no âmbito de ações em reforma agrária, tanto de combate ao desmatamento quando à regularização fundiária.





“É um índice muito importante, então ao cumprir as metas [de redução do desmatamento] no Pará, consequentemente vamos fazer uma significativa contribuição para a redução do índice geral”, explicou o presidente do Incra, Carlos Mário Guedes de Guedes. Com o acordo, a falta de licenciamento e de cadastro ambiental dos assentamentos, que seriam as principais causas do desmatamento, serão os alvos principais das ações, além da implantação de práticas de recuperação de áreas degradadas.





Para o MPF, os assentamentos de reforma agrária, de responsabilidade do Incra, são as áreas onde ocorrem mais desmatamentos ilegais. De acordo com dados do Ministério Público, até o ano de 2010 o Incra teria sido responsável por 133.644 km² de desmatamento dentro dos 2.163 projetos de assentamento na Amazônia Legal.





Apesar disso, o presidente do Incra diz que a meta estabelecida para a redução do desmatamento tem condições reais de ser alcançada. “Estamos muito seguros com relação ao acordo [com o MPF], porque já fazemos o monitoramento dos assentamentos através do Prodes e do Deter [ferramentas do Inpe para identificação, análise, e medição de áreas onde haja indícios de desmatamento]. E fundamentalmente, ao comparar com 2005 já estamos muito próximos de alcançar esses 80%”, afirma Guedes.





Com o acordo, o Incra se compromete a apresentar ao MPF, dentre outras solicitações, um plano de regularização ambiental de todos os assentamentos; a restringir recursos dos beneficiários da reforma agrária caso sejam constatados desmatamentos ilegais; e a criar uma equipe de fiscalização especial para atuar na Amazônia Legal nos pontos críticos de desflorestamento em assentamentos.





Em contrapartida ao acordo, o MPF deve extinguir sete ações por danos ambientais movidas contra o Incra. Algumas delas, inclusive já julgadas pela Justiça Federal com decisão favorável ao MPF, como é o caso de uma ação no Pará que pede a recuperação de áreas degradadas em assentamentos.





Ocupação irregular


Para o presidente do Incra, no Pará uma das principais causas para o alto índice de desmatamento nos assentamentos de reforma agrária é a ocupação irregular destas áreas. “Verificamos concretamente que, dos assentamentos que lideram o desmatamento, todos são identificados como sendo de ocupação ilegal por pessoas que não têm o perfil de reforma agrária”, explica Guedes.





Nestes casos, segundo Guedes, as famílias irregulares são orientadas sobre a irregularidade e solicitadas a sair do local. “Há uma integração entre Incra, Ibama e a Força Nacional para buscar combater este tipo de ocupação, e também conscientizar essas pessoas sobre a importância da conservação ambiental”, conta. Segundo o presidente do Instituto, uma das principais áreas de atuação no Pará é na BR-163, na região dos municípios de Novo Progresso e Castelo dos Sonhos.





Em casos em que a família ocupante irregular tenha o perfil de reforma agrária, o Incra garante que promove a regularização da área. “Quando isso acontece, regularizamos a situação para que eles [família] possam ficar legalmente ali”, diz Guedes.





G1

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts