LATEST NEWS

Prefeitura de Inhangapi busca Parceria Com a UFPA.

Posted by iptvweb01 ~ sexta-feira, 14 de março de 2014




Promover um intercâmbio de informações e de conhecimentos para construir uma parceria visando regularizar as terras do município de Inhangapi, cidade localizada a 90 quilômetros de Belém. Este foi o princípio que norteou a reunião ocorrida ontem, 13 de março, às 10 horas, no Auditório do Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental (Laesa), entre o prefeito municipal Oswaldo Freitas e a presidente da Comissão Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará, Marlene Alvino, com a presença dos coordenadores geral e operacional do Projeto Moradia Cidadã, André Montenegro e Myrian Cardoso. Participaram da reunião, ainda, o secretário de Finanças do município, Pedro Monteiro, o coordenador de Cadastro Imobiliário, Stélio do Mar Paes, e o consultor jurídico Miguel Biz.




Com uma população estimada em 10.693 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2013, mais de 60% da população localizam-se na área rural e o restante na parte urbana. A cidade tem 471,449 quilômetros quadrados e uma densidade demográfica de 21,29 habitantes por quilômetro quadrado. Os dados históricos revelam que a ocupação das terras de Inhangapi teve início em 1898, com a instalação de um núcleo colonial expansionista de migrantes brasileiros, e passou por diversas fases até os dias de hoje. “Resgatar essa cadeia documental e dominial do patrimônio das terras de Inhangapi é o primeiro passo desta parceria com a Ufpa”, destacou o prefeito Oswaldo Freitas, mais conhecido como Cubil.




Segundo ele, o trabalho conjunto com a universidade será fundamental, também, em função da experiência histórica na área de regularização fundiária e no intercâmbio de informações com o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), além do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que participa com a UFPA do Projeto Moradia Cidadã, fruto de parceria com o Ministério das Cidades e seis municípios do Nordeste paraense. Serão feitos também contatos com o Consórcio Integrado dos Municípios Paraenses (Coimp) e com a Associacão dos Municípios do Nordeste Paraense (Amunep) para buscar mais esclarecimentos sobre a documentação das terras, além do intercâmbio com os cartórios e outras instituições, sinalizou o prefeito.





Conforme os dados do IBGE, a economia da cidade é centrada na agropecuária, indústria e serviços. “O forte da economia municipal é a agricultura familiar, com destaque para a produção de farinha, além da atuação na área de cerâmica e, em menor volume, os setores de comércio e serviços. “No segmento da fruticultura, trabalhamos com a produção de polpas, em especial do açaí”, explicou o prefeito durante a reunião, acrescentando a expectativa do uso do Porto Pernambuco para a exportação de gado em pé para a Venezuela e o Líbano.





Nestes mais de 116 anos de existência, a cidade passou por diversas fases e as suas terras, pelos dados históricos, foram pertecentes a Belém e a Castanhal até se configurar como município autonômo em 1943, tendo em 1948 eleito o seu primeiro prefeito. “Esta parceria com a universidade fortalece o nosso projeto de desenvolvimento municipal e contribuirá para planejar a regularização fundiária das áreas ocupadas com as moradias, comércios, espaços religiosos, entre outros usos, além abrir a possibilidade de buscar financiamentos para melhorias das políticas municipais em diversas áreas da cidade”, enfatizou o prefeito.





Uma nova reunião entre a Comissão de Regularização Fundiária e a Prefeitura Municipal de Inhangapi ficou agendada para o dia 27 de março, às 10:30 horas, no Auditório do Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental (Laesa), quando serão analisados os avanços alcançados junto aos diversos órgãos e o levantamento da documentação das terras. “De posse destes documentos oficiais poderemos traçar uma estratégia de ação entre a universidade e a prefeitura para vislumbrar os novos passos para a consolidação da parceria visando a regularização fundiária local”, enfatizou o coordenador geral da Comissão de Regularização Fundiária da UFPA, André Montenegro.





Kid dos Reis


Ascom-CRF-UFPA




Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts