LATEST NEWS

Belém registra a menor inflação do País, diz IBGE

Posted by iptvweb01 ~ quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Belém PA - Os belenenses gastaram em julho menos em artigos e serviços que compõem o orçamento familiar. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital paraense foi a que registrou as maiores quedas nos preços em gastos com transporte, saúde, alimentação, habitação e vestuário, além de despesas pessoais. Ao contrário do observado em maio e junho, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a variação dos custos dos gastos nas regiões metropolitanas de onze capitais brasileiras, Belém exibiu desvalorização e alcançou o percentual mais baixo entre todas as cidades avaliadas, 0,22%.





Porto Alegre foi a capital com o maior índice do mês, 0,60% e Fortaleza teve a maior variação entre junho e julho (de -0,26% para 0,54%). Na contramão do trajeto de Belém, o índice nacional apresentou um salto dos 0,08%, alcançados em junho, para 0,43%. Ou seja, mesmo que a média nacional esteja indicando aumento nos gastos do brasileiro, a população de Belém tem tirado menos dinheiro da carteira.





Com açúcar e derivados, por exemplo, o tombo nos preços foi de -1,42%, enquanto bebidas e infusões custaram 1,86% a menos para o consumidor na capital do Pará. Ambos estão entre os sete produtos que caíram de valor, no setor de alimentação e bebidas. A energia elétrica residencial e os gastos com TV, som e informática também foram mais baixos, -0,81% e -1,67% , respectivamente, nos setores de habitação e artigos para residência. Mulheres e crianças gastaram menos com roupas, ambos variando cerca de 0,70%, negativamente.





O carro próprio também foi mais barato, em julho, apesar de pouca, a alteração negativa de 0,55% pode representar ajuda para qualquer cidadão. Artigos de higiene pessoal e de fumo estiveram menos caros, também, em julho, nos setores de despesas pessoais, saúde e cuidados pessoais. Todos esses produtos estão dentro do universo de materiais e serviços que impulsionaram a diminuição do índice de inflação, no mês passado. Apesar da desaceleração do IPCA, em julho, no acumulado do ano até o mês passado, Belém tem o terceiro maior índice do país, 3,31%, que supera o índice acumulado nacional (2,76%) e fica atrás apenas de Recife, que somou 3,44% até agora e de Belo Horizonte, que já chegou em 31,70%.





INPC





O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado com o IPCA, variou em Belém 0,21% em julho, após subir 0,18%, em junho. Foi a menor variação, dentre os onze locais pesquisados. Com essa redução, o primeiro semestre do ano fechou na capital paraense em 3,17%. Nos últimos 12 meses, o índice ficou em 5,06%.





Foi o segundo menor índice apontado no ano. Em janeiro, a variação foi de 0,50%; em fevereiro, de 0,56%; em março, de 0,38%; em abril, de 0,73%; e, em maio, de 0,43%. Em todo o País, o INPC foi de 0,43% em julho ante 0,26%, em maio. Os primeiros sete meses de 2012 fecharam em 3,00%. No ano, o índice ficou em 5,36%.





Fonte: O Liberal

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts