LATEST NEWS

MPF dá cinco dias para prefeitura de Belém pagar salários atrasados de médicos

Posted by iptvweb01 ~ domingo, 21 de outubro de 2012


Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão também abriu investigação para verificar regularidade dos repasses para o Hospital Metropolitano





18/10/2012 às 18h40
O Ministério Público Federal (MPF) estabeleceu prazo de cinco dias para que a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma)regularize os pagamentos e condições de trabalho dos médicos traumatologistas, ortopedistas, neurologistas, cardiologistas e anestesiologistas. Por causa da falta de pagamento, os neurologistas estão em greve e as demais categorias informaram ao MPF que também devem paralisar as atividades.
Assinada pelo Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Alan Rogério Mansur Silva, a recomendação foi encaminhada à titular da Sesma, Sylvia Christina de Oliveira Santos. O prazo estabelecido pelo MPF começa a valer assim que o documento for oficialmente recebido pela secretaria.
Se a Sesma não cumprir a recomendação ou não apresentar resposta, o MPF pode entrar na Justiça  com ação por improbidade administrativa. A omissão da prefeitura “causa danos imediatos de morte a população de Belém e de municípios próximos que utilizam, através da pactuação, o Sistema Único de Saúde (SUS) em Belém”, registra a recomendação.

Relatórios encaminhados ao MPF pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS este ano registram como precárias as condições de acolhimento e assistência nos pronto socorros do Guamá e da 14 de Março. 
O atraso no pagamento aos médicos piora a situação: segundo comunicados recebidos pelo MPF, os neurologistas suspenderam as atividades desde o último dia 11, os ortopedistas e traumatologistas vão parar nesta sexta-feira, 19 de outubro, e os anestesiologistas também entrarão em greve, a partir do dia 31. 
Mansur Silva ressaltou na recomendação  que a falta de atendimentos nos pronto socorros de Belém está causando a superlotação do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua.
Metropolitano – Ainda sobre as condições de atendimento no Metropolitano, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão abriu investigação para analisar o caso. Em inspeção realizada no último dia 15, o MPF identificou diversas irregularidades no funcionamento e na infraestrutura do hospital.
Além de superlotação, o Metropolitano está com deficiência de equipamentos: como não tem macas suficientes para atender todos os pacientes, o hospital tem que tomar emprestadas as macas das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o que inviabiliza que as ambulâncias façam novos atendimentos enquanto suas macas estão em uso pelo Metropolitano.
Segundo informações recebidas pelo MPF, a Secretaria de Estado da Saúde (Sespa) não está fazendo com regularidade o repasse de verbas à organização social responsável pela gestão do Metropolitano, o Instituto de Saúde Santa Maria. 
Mansur Silva encaminhou ao titular da Sespa, Hélio Franco, ofício em que pede informações sobre a situação, o prazo e o cumprimento do contrato entre a secretaria e a organização gestora do hospital. O MPF destaca que é necessário o detalhamento dos repasses feitos de 2010 até outubro de 2012.

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts