LATEST NEWS

GOVERNO DISCUTE DECRETO QUE DEFINE O FUTURO DOS GARIMPEIROS DA REGIÃO

Posted by iptvweb01 ~ sexta-feira, 3 de maio de 2013




Itaituba-PA - O secretário de Estado de meio Ambiente (Sema), José Alberto Colares, reuniu-se nesta sexta feira, 3, no município de Itaituba, região do Tapajós, com representantes do setor mineral para discutir o Decreto 174, assinado pelo Governador Simão Jatene, em abril, que proibiu a utilização de dragas e pás carregadeiras no leito do rio Tapajós.




Além da prefeita de Itaituba, Eliene Nunes, também participaram da reunião o secretário de Planejamento do município, Dirceu Frederico; o presidente da Câmara de Vereadores, Wescley Tomaz; representantes da Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Cripurizão (Comidec), da Cooperativa de Ouro (Coopouro) e da Cooperativa dos Garimpeiros da Amazônia (Coogam).




O decreto 174, que visa à regularização da atividade garimpeira no rio Tapajós, motivou uma audiência pública solicitada pela classe garimpeira, que pretende debater a legalização da atividade, responsável por 80% da economia da região. “Estamos fazendo um pacto de organização. Um pacto em que o garimpeiro possa organizar sua lavra dentro da lei”, afirmou o presidente do Conselho Nacional dos Garimpeiros, José Alves.




Segundo Alves, as dragas chegam a gerar R$ 45 milhões por ano e a consumir R$ 33 milhões em litros de diesel. Para a prefeita, a oportunidade é histórica. “Este momento é ímpar, pois é a primeira vez que o Estado se propõe a conversar com o garimpeiro”, disse. A audiência pública para discutir o decreto 174 ocorre nesta sexta-feira, 3, nas dependências do ginásio municipal, às 14h. Existe a previsão de que compareçam aproximadamente cinco mil pessoas, entre garimpeiros de Santarém, Jacareacanga, Trairão, Aveiro, Novo Progresso, Rurópolis e até do Mato Grosso, que confirmaram presença.




Centenas de pessoas se fizeram presente na audiência, o ginásio ficou lotado, vários políticos compareceram na audiência, os garimpeiros cobraram uma explicação do Secretario do Meio Ambiente do estado, que em seu pronunciamento, disse que, o decreto não proíbe a garimpagem na região.




Todos deputados estaduais e federais se pronunciaram, mas na hora do pronunciamento do Deputado Federal Dudimar Paxiuba, o mesmo foi vaiado por mais de três minutos, ele não consegui falar, quando tentava iniciar seu discurso, as vaias tomavam conta do ginásio, os garimpeiros acusam Dudimar de ser o grande causador de varias fiscalizações e operações na região garimpeiro. O presidente da Câmara de Itaituba pediu para que os presentes deixassem Dudimar falar, mas ninguém deu ouvido ao presidente e as vaias continuaram. Dudimar só pode falar um pouquinho quando o empresário João Delube pediu que parecem coma as vaias, para Dudimar falar, mas não foi por muito tempo.








Fonte: Agencia Pará


Fotos: Politica com Pimenta

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts