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PORTOS GRANELEIROS SERÃO CONSTRUÍDOS NO MUNICÍPIO DE RURÓPOLIS SAIBA COMO!

Posted by iptvweb01 ~ quarta-feira, 22 de maio de 2013






Itaituba PA - Quem ler esta manchete fica perguntando como vão ser construídos portos em Rurópolis se a cidade fica no entroncamento das rodovias Cuiabá Santarém e Transamazônica e ali não tem rio. Pois bem.





Com as dificuldades da legalização da légua patrimonial de Miritituba e mais o empecilho da CDP –Companhia Docas do Pará em querer 161 hectares de terra nas margens do Rio Tapajós, os empresários não conseguiram documentar suas terras nas margens do Rio Tapajós e por isso estão buscando alternativas para construir seus empreendimentos em áreas que existe documentação da terra. A região encontrada pelos empresários foi da comunidade de Santarenzinho.





Ocorre que as áreas que estão sendo adquiridas pelos empresários para a construção dos portos e até do terminal de combustível do Ipiranga, está localizada nas margens do Rio Tapajós, porem em terra pertencente ao município de Ruropolis, segundo o IBGE, que inclusive forneceu com exclusividade a este Blog o mapa dos limites entre os municípios de Itaituba e Ruropolis. Inclusive a própria comunidade de Santarenzinho está localizada dentro da área territorial do Município de Ruropolis. Caso os empresários confirmem os empreendimentos na região do Santarenzinho, Itaituba vai perder para Ruropolis grande parte dos investimentos que estavam previstos acontecerem no Distrito de Miritituba.






A CDP- Companhia Docas do Pará sempre mostrou desinteresse pelo seu porto construída na década de 70, no hoje Distrito Municipal de Miritituba, no município de Itaituba. Tanto desinteresse que desde sua construção nunca investiu um centavo para melhorar sua infra estrutura ali. Agora, quando empresários do Mato Grosso descobriram a localização estratégica de Miritituba para viabilizar o escoamento de grãos do Nortão do Mato Grosso pelo Rio Tapajós, a CDP desenterrou um processo de requerimento de uma área de terra de 161 hectares nas margens do Rio Tapajós e está brigando junto ao Ministério da Cidade e do Terra Legal no sentido de legalizar esta área em seu nome. 





Ora, se até hoje a CDP não investiu um centavo na melhoria do seu porto ali, não vai ser agora, com a abertura dos portos à iniciativa privada e o aumento da competição no setor, através da Medida Provisória aprovada pelo Congresso, que a Companhia Docas do Pará vai investir ali. O que se sabe é que a autarquia quer a área para negociar com terceiros e em forma de parceria sejam construídos vários terminais ali, o que, caso isto aconteça, impediria a construção pela iniciativa privada de pelo menos quatro portos em Miritituba. Inclusive esta MEDIDA PROVISÓRIA, é necessária para reduzir custos portuários do governo e aumentar os investimentos no setor pela iniciativa privada. A previsão do Governo, é que com a edição desta MP vão ser investidos até 2017 neste setor R$ 54 bilhões de reais .




Fonte: Blog do Peninha

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