LATEST NEWS

Guerreiros Munduruku prendem biólogos da Concremat

Posted by iptvweb01 ~ sábado, 22 de junho de 2013






Jacareacanga PA, Um grupo de guerreiros Munduruku prendeu ontem a noite na comunidade de Mamãe Anã, três biólogos da empresa Concremat que estavam fazendo pesquisas de impacto ambiental na área de influência do empreendimento hidrelétrico Jatobá, município de Itaituba. Os pesquisadores estavam baseados na comunidade de Mamãe Anã há vários meses fazendo inventário da Fauna e da Flora e levantamento socioambiental e econômico dos ribeirinhos. Os Munduruku são totalmente contra a construção do complexo hidrelétrico no Tapajós. Na última assembleia indígena as lideranças disseram que iriam para o confronto de necessário para impedir a conclusão do empreendimento.





No dia 25 de abril deste ano esteve em Jacareacanga para diálogo com as lideranças indígenas o Secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República Paulo Roberto Martins Maldos e assessores da presidência da Funai e da Secretaria Especial de saúde Indígena. A reunião seria no auditório da Escola Municipal Carmem Valente da Silva e iria tratar sobre a construção de hidrelétricas no Tapajós, bem como sobre implementação de políticas públicas aos indígenas. Mas os Munduruku queriam a reunião na aldeia Sai Cinza, distante há 25 minutos de voadeira da sede do município. Por este motivo não vieram à sede para conversar com os representantes do governo federal, que voltaram à Brasília sem o diálogo com os Munduruku. Recentemente os Munduruku estiveram em Brasília para pedir a paralisação dos estudos de impacto ambiental, mas não foram recebidos pelas autoridades federais.




Além da detenção dos 3 biólogos Luiz Peixoto, Djalma Ferreira e José Guimarães, os Munduruku apreenderam material de pesquisa, equipamentos de captura de peixes além de pequenos animais dissecados para estudos. “Nós vamos libertar os reféns após conversa com representantes do governo federal e da empresa que mandou fazer os estudos de impacto ambiental. Nós queremos a paralização imediata dos estudos no Tapajós. Os equipamentos apreendidos nós iremos destruí-los”, disse Waldeni Kabá, um dos líderes do movimento.





O grupo de guerreiros Munduruku chegaram na manhã de hoje (22) e conduziram os 3 reféns manietados direto para a praça Cristina Ribeiro no centro da cidade de Jacareacanga. Até o presente momento os detidos não sofreram nenhuma agressão física, foram alimentados e já estão desamarrados, sob a vigilância dos guerreiros Munduruku. De acordo com informações de dos reféns, os Munduruku estão esperando a presença de representantes do governo federal ainda esta tarde.





Nonato Silva.



Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts