LATEST NEWS

UFPA COMEÇA LEVANTAMENTO SOCIOECONÔMICO EM CONCÓRDIA DO PARÁ

Posted by iptvweb01 ~ quarta-feira, 31 de julho de 2013

Por : Kid dos Reis 
 Maria do Carmo detalha moradia cidadã
A Universidade Federal do Pará, por meio da Comissão de Regularização Fundiária, realiza entre 30 e 31 de julho, o levantamento da realidade socioeconômica das 23 famílias residentes nas Vilas Cristo Ressuscitado I e II, localizadas em Concórdia do Pará, que foram beneficiadas no Projeto Moradia Cidadã, uma parceria da instituição federal de ensino com o Ministério das Cidades, a prefeitura municipal e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). Participam do levantamento a assistente social, Érica Silva, a engenheira Rosicleide Lima, o especialista em suporte de rede, Kleber Teixeira, e Telma Mafra, assistente social do projeto.

Érica Silva explica que durante o levantamento serão coletadas informações socioeconômicas e domiciliares dos 200 moradores das vilas. “Vamos coletar e sistematizar dados pessoais, escolaridade, situação de emprego e renda, informações familiares e identificar quem recebe benefícios de programas sociais, entre outros dados importantes, como, por exemplo, se existem nas famílias pessoas portadoras de necessidades especiais”, detalha a assistente social.

 Assistente Social Érica 
Em Concórdia do Pará serão regularizados 24 hectares ocupados por mais de 700 famílias residentes em 171 lotes, conforme dados do Programa Terra Legal. A dominialidade da área foi transferida para o município com base na Lei Federal nº 11.952, de 2009, que dispõe sobre a regularização fundiária urbana em cidades da Amazônia Legal. “Em outra etapa, a ser definida, serão beneficiadas as famílias que moram nas Vilas do Galho e Galho Grande, em Concórdia do Pará”, ressalva.


Telma Mafra, assistente social, diz que com mais esta etapa de troca de conhecimentos e informações entre a universidade, a comunidade e a prefeitura, a expectativa dos moradores se torna mais forte na medida em que eles percebem a aproximação do momento efetivo da titulação da posse da moradia. “Com o levantamento socioeconômico realizado, consolidamos mais uma etapa da regularização e abrimos a porta para a nova fase do projeto, que será a coleta dos documentos dos beneficiados e a elaboração de um projeto urbanístico para as duas vilas. Este projeto será submetido à decisão dos moradores para a aprovação e a pactuação. Depois seguirá para registro na prefeitura, no cartório da cidade e, posteriormente, entregue, ao morador, preferencialmente, conforme determina a legislação, à mulher”, alerta.


 Membros da UFPA e moradores locais 
LIDERANÇAS - Maria do Carmo Silva, consultora social do Projeto Moradia, relembra que as lideranças comunitárias das Vilas Cristo Ressuscitado I e II debateram as etapas do Projeto Moradia Cidadã, nos últimos dias 19 e 20 de julho, na sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco, durante a Oficina de Capacitação para as Lideranças Comunitárias, realizada em Concórdia. Segundo ela foi produtivo dialogar com mais de 30 pessoas (foto), entre moradores, gestores públicos, vereador, jovens e crianças da comunidade. Debatemos política urbana, plano diretor, função social da terra, topografia, levantamento socioeconômico, cadastro social, titulação da moradia e a participação da comunidade no desenvolvimento urbano da cidade, relata.

ETAPAS - A regularização, como resume Maria do Carmo, é a soma de etapas participativas e exige uma atuação organizada da comunidade. Ela destacou as ações do Grupo de Trabalho Municipal, a conclusão do levantamento topográfico cadastral das duas vilas, o início do cadastro socioeconômico e a futura coleta de documentos dos moradores para a elaboração do projeto de regularização fundiária. “O Cartão de Pessoa Física, conhecido como CPF, é indispensável. Quem não tem o documento, deve providenciá-lo urgentemente. Deverão ser apresentados ainda os comprovantes de estado civil, documento oficial com foto e uma declaração de que não é proprietário de outro imóvel, entre outros documentos”, ressalta.

OPINIÃO – Para a agente comunitária de saúde e liderança da Vila Cristo Ressuscitado I, Maria Grande do Santos, a conquista do título definitivo é um passo muito importante, pois estabelece a segurança jurídica sobre a posse da terra e da moradia, além facilitar o acesso ao sistema financeiro. No entanto, é fundamental deixarmos definido no projeto de regularização fundiária, que será pactuado com a universidade e a comunidade, os futuros locais para a construção de uma quadra de esporte, praça, creche, projeção de novas vias e outras estruturas públicas importantes para o desenvolvimento e a cidadania da comunidade. Além de garantir no projeto, devemos cobrar dos gestores municipais a sua implantação, finaliza.

Assessoria de Comunicação da Comissão de Regularização Fundiária

Kid dos Reis - Mtb: 15.633 - SP-SP – Tel: 91.3201.8308 – Celular: 89 06.9401


Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts