LATEST NEWS

No AM, chuvas atrapalham buscas por desaparecidos na Transamazônica

Posted by iptvweb01 ~ quinta-feira, 2 de janeiro de 2014






Fortes chuvas têm atrapalhado as buscas por desaparecidos no Sul do Amazonas. A operação chegou ao terceiro dia consecutivo, nesta quarta-feira (1º). Cerca de 400 homens do Exército, Polícia Federal (PF), Força Nacional, Polícia Militar (PM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) procuram três homens em uma reserva indígena próxima ao município de Humaitá, distante 590 km de Manaus. A área em que são realizadas as buscas fica entre o km 136 e 150 da Transamazônica (BR 320), em uma região de mata fechada.





No fim da tarde desta quarta-feira, cerca de 500 pessoas participaram de uma passeata organizada pela igreja católica, que pedia pelo fim dos conflitos entre indígenas e moradores de cidades próximas a reserva, agravados após os desaparecimentos. A passeata percorreu algumas vias e terminou na catedral, localizada na orla do município de Humaitá.





Um boato de que os corpos dos desaparecidos haviam sido encontrados em um carro chegou a circular nas redes sociais, nesta tarde. Nem a Polícia Militar, nem a Polícia Federal confirmaram as informações divulgadas na internet, até a noite desta quarta-feira. 





Mais informações sobre o andamento da operação de buscas deve ser repassada pela Polícia Federal apenas nesta quinta-feira (2).





A festa de réveillon foi cancelada no município de Humaitá, devido o clima de tensão, após os recentes protestos pelos desaparecimentos. A população chegou a queimar a sede da Funai e instalações dentro da reserva dos índios Tenharim. Eles acreditam que indígenas podem ser responsáveis pelo desaparecimento dos homens.





Conflitos


Na última sexta-feira (27), um grupo de não indígenas ateou fogo em uma área de pedágio e casas de apoio localizadas em uma aldeia indígena. Após o início dos conflitos, 143 indígenas foram abrigados no 54º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), em Humaitá. A Justiça determinou que o governo federal deve proteger os índios da reserva de Tenharim.





O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) emitiu, na última semana, recomendação contra a propagação de mensagens que contenham informações com conteúdo discriminatório, preconceituoso ou que incitem a violência, o ódio e o racismo contra os povos indígenas do Amazonas, especialmente contra a etnia Tenharim.





(*Colaborou Invanir Valentim, da TV Amazonas)

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts