Câmara de Aveiro realiza nova eleição
No último dia 28, a Justiça decidiu a realização de uma nova eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Aveiro. O processo eleitoral foi parar nos tribunais depois que os parlamentares protagonizaram uma cena vergonhosa. Foram realizadas duas eleições paralelas, pois não houve entendimento entre os nobres vereadores. Há muito interesse em jogo no município, desde que Maria Gorete Dantas Xavier teve seu mandato de prefeita cassada pela Justiça Eleitoral.
Quem ocupa o cargo interinamente é Manoel Sales, que era o presidente do Legislativo. Sales gostou tanto de ser prefeito tampão que não quer mais deixar o cargo, por isso fez manobras nos bastidores para prejudicar a eleição da Mesa Diretora. E conseguiu. Até que a Justiça decidiu por um novo pleito. As pessoas ligadas à ex-prefeita Maria Gorete tentam se perpetuar no poder para fazer da Prefeitura a extensão de seus negócios pessoais.
Do outro lado, no entanto, a oposição também não tem lá grandes projetos para o município. Quer também tirar proveito da máquina pública. Foi assim desde sempre em Aveiro, que não tem sorte com seus gestores e muito menos com seus vereadores.
Entenda o caso – Sales articula apoio ao vereador Raimundo Cardoso à presidência da Câmara. Porém, seu grupo político estava em desvantagem, pois não conseguiu o apoio do vereador Rubemir Santos. Foi a partir da falta desse apoio que os embates começaram.
Sales atrapalhou todo o processo eleitoral, evitando a eleição da oposição, que tinha grandes chances de conseguir a vitória. Rubemir foi destituído do cargo, pois a Mesa Diretora alegou que ele teria faltado 1/3 das sessões no ano passado.
Daí por diante depois de muita confusão e agressões por conta das partes envolvidas. A população, que assistia os acontecimentos ficou revoltada e indignada com os interesses pessoais daqueles que deveriam ser seus legítimos representantes.
Foi depois dessa confusão que a eleição de Aveiro foi parar na Justiça. O futuro presidente da Câmara assumirá pelos próximos anos, a Prefeitura de Aveiro.
Nenhum comentário: