Frigoríficos podem ficar desabastecidos por causa de greve
Pará - A greve dos servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) pode prejudicar o abastecimento de frigoríficos. É que o número de Guias de Transito Animal (GTA) emitido pelo órgão é de apenas cinco por dia, o que é considerado insuficiente para quem lida com animais para o abate.
O documento possibilita o transporte de animais para a comercialização, mas como o número está abaixo do normal, isso pode causar a diminuição de animais para o abate. “Nós estamos com nosso estoque em dia, mas estamos com uma preocupação que é a diminuição do número de GTA’s, o que pode levar a ocorrer um desabastecimento dos frigoríficos”, declara o proprietário de frigorífico, Hélio Coimbra.
Uma das preocupações que a greve dos servidores da Adepará traz é o aumento do preço da carne bovina, o que não está descartado pelos donos de frigoríficos. “Se houver uma redução e a falta de animais, consequentemente vai acontecer um aumento no preço da carne. Se reduz a oferta, a tendência é o preço aumentar”, prevê Coimbra.
A greve na Adepará iniciou no último dia 18 de maio em todo o Estado. O órgão mantém apenas 30% dos serviços. O Pará passa por um processo de coleta de sangue dos animais para verificar as condições sanitárias de cada região e avaliar se poderá ser considerada livre de febre aftosa. Está previsto para o dia primeiro de junho, sexta-feira, o início da campanha de vacinação contra a doença em todo o Estado.
Com informações de Ronilma Santos
Nenhum comentário: