LATEST NEWS

Em PE, Fiscais Apreendem Madeira Suficiente Para Encher 16 Caminhões

Posted by iptvweb01 ~ sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Apreensão foi a maior já ocorrida em área de desmatamento, diz CPRH.
Fato ocorreu no município de Brejão, no Agreste do Estado.
Lenha apreendida em Brejão (Foto: Divulgação/CPRH)

Pernambuco - Uma apreensão de madeira realizada no município de Brejão, Agreste de Pernambuco, foi considerada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) a maior já feita em área de desmatamento no estado desde o início das fiscalizações, há 33 anos. O material foi encontrado na semana passada e divulgado hoje pela agência ambiental - eram 516 estéreos (unidade de medida equivalente a aproximadamente um metro cúbico) de lenha, além de 515 estacas de madeira nativa. Para se ter uma ideia, seriam necessários 16 caminhões para transportar todo o material recolhido.....
A lenha e a madeira estavam em um sítio, onde foi constatado o desmatamento de 15,7 hectares de vegetação de Mata Atlântica e Caatinga. Os fiscais da Agência autuaram o proprietário, que deverá pagar uma multa no valor de R$ 5 mil, além de ser obrigado a recuperar a área degradada.


Neste mês de dezembro, a equipe da CPRH também flagrou, no centro de Garanhuns, no Agreste, um caminhão carregado com dez estéreos de lenha de origem nativa, o que é proibido por lei. No mesmo município, outro flagrante: numa carreta, havia 30 metros cúbicos de madeira serrada sem o Documento de Origem Florestal (DOF). A multa, em ambos os casos, chega a R$ 1 mil, além da apreensão das cargas.


Neste período, em Cachoeirinha, no Agreste do Estado, foram flagradas 56 toras de madeira, das espécies Murici, Sucupira e Traíba, todas originadas da Mata Atlântica. Os fiscais também apreenderam uma máquina serra. A serraria será interditada.


Já em Angelim, ainda no Agreste, a Agência encontrou 3,5 hectares de desmatamento em uma fazenda e ainda cem metros de lenha, que seriam vendidas a padarias da região. O material foi apreendido. O proprietário, que não estava no local, deverá ser autuado e pagar multa.
Fiscalização 
Fiscalização no Agreste (Foto: Divulgação/CPRH)
De acordo com o presidente da CPRH, Hélio Gurgel, a CPRH está reforçando as ações das equipes com a recente aquisição de equipamentos como GPS, além de instalação de sinalizadores luminosos nos veículos, o que auxilia nas operações noturnas. "Com a nova Lei Complementar 140/2011, publicada no dia 09 de dezembro, os estados ganharam mais autonomia para atuar em seus territórios. Assim, nós poderemos agir com mais firmeza na fiscalização e punição dos infratores, inclusive, os responsabilizando criminalmente pelos atos ilícitos", disse.


Ainda segundo o presidente, o maior foco da Agência é a prevenção das infrações. "Nós temos utilizado a educação ambiental em oficinas, palestras e workshops no interior do Estado, com os madereiros. Com a população geral, por exemplo, buscamos formar consumidores mais conscientes para que não comprem madeira ilegal. É mais importante previnir do que punir o que já está feito", falou.

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts