Porto graneleiro de Miritituba: reunião na Câmara Municipal de Itaituba discute possível impacto ambiental e social.
Em reunião realizada na última semana na câmara de vereadores, foi colocada em pauta os possíveis impactos ambientais e sociais com a implantação do porto graneleiro em Miiriitituba que deverá entrar em operação no próximo ano. Na reunião estiveram presentes: Secretários de estado: José Alberto Colares (SEMA), Davi Leal, Secretario de Indústria, Comercio eMineracao, secretário de Estado de Assuntos Estratégicos do Pará (Sepe), Sidney Rosa,Coordenador do Programa Municípios Verdes, Justiniano Neto, Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Adjunto), Prefeito do Trairão Danilo Miranda, representante da prefeita de Altamira, representante do prefeito de Ruropolis, vereadores, empresários mato-grossenses e entidades civil organizada.
Uma das preocupações do governo estadual diz respeito às questões ambientais e sociais. Sobre o tema, o secretário estadual de Meio Ambiente José Colares, disse que se depender da SEMA, as licenças serão todas avaliadas e se estiveram dentro dos padrões, não haverá impedimento para as liberações.
O secretário de Assuntos Estratégicos do Pará Sidney Rosas, disse que o governo está montando um plano estratégico para a região, principalmente no que tange ao pólo graneleiro que está sendo montado em Miritituba.
O prefeito do Trairão Danilo Miranda, disse que o estado tem que vim pra mostrar trabalho e não fazer com tem feito ultimamente, e foi mais além, prometendo cobrar do governador Simão Jatene, mais ações pra essa região. Danilo disse ainda, que a vinda de 5 importantes secretários de estado a Itaituba, era muito importante não só pra Itaituba como pra os demais municípios que passam por dificuldades.
O prefeito Valmir Climaco, disse que apesar da ausência do estado nessa região, agora com a vinda dos secretários de estado, o governo Simão Jatene está olhando com bons olhos para a região, e estará a disposição dos empresários que querem investir no município.
A expectativa é que a partir de 2013 as primeiras cargas de grãos estejam sendo descarregadas em Itaituba com destino a portos de exportação.
Depois da audiência na câmara, os empresários mato-grossenses reuniram no auditório do hotel Apiacás, as portas fechadas com os secretários de estado e o prefeito Valmir Climaco,
Em Miritituba está sendo construído o complexo de embarque de produtos programado para diminuir os custos de escoamentos de produtos do centro oeste do país.
Os representantes da Bugy, Cargil, Hidrovias do Brasil e Terfon, também estiveram presentes nas reuniões.Fonte Anderson Pantoja
Categories
Tags
Nenhum comentário: