Rede Norte terá 56 estações de telecomunicação da Telebras.
Brasília - A Telebras vai construir 56 estações de telecomunicação para o atendimento da demandas de conectividade do Norte do país, no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) conduzido pela estatal. O primeiro edital para a realização de obras de infraestrutura no Estado do Amapá foi publicado nesta quarta-feira, 21/03, e outros seis editais contemplando as demais 13 microrregiões da Rede Norte serão publicados nesta quinta-feira, no portal www.telebras.com.br.
A meta foi anunciada pelo presidente da Telebras, Caio Bonilha, durante Audiência Pública realizada ontem na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal, em Brasília. A audiência tratou sobre o PNBL e as deficiências na transmissão de dados via internet na Região Norte do país, em especial.
Segundo Bonilha, serão implantadas 24 estações de telecomunicação no Pará, 8 no Mato Grosso, 11 em Rondônia, 3 no Acre, 2 no Amapá, 7 no Amazonas e 1 em Roraima. O trajeto Rede Norte contempla também municípios da Região Centro-Oeste, como é o caso do Estado de Mato Grosso. Já em Tocantis, as obras de infraestrutura de 11 estações de telecomunicações foram concluídas em 2011.
Serão ao todo sete licitações de obras de infraestrutura para a Rede Norte, na modalidade de concorrência, e as empresas interessadas em participar terão entre 40 e 60 dias para encaminhar as suas propostas, de acordo com os prazos definidos em cada edital. O presidente da Telebras destacou que foi preciso refazer todo o processo licitatório para a implantação de estações de telecomunicação na Rede Norte porque o Tribunal de Contas da União determinou o seu cancelamento no ano passado. Isso retardou em um ano a expansão da rede nacional de telecomunicação no país.
Também estão sendo finalizados os editais para a contratação de containers e gabinetes que compõe as estações de telecomunicações da Telebras. Estes locais abrigam equipamentos, como é o caso do DWDM (Dense Wavelengh Division Multiplexing) para iluminação das fibras ópticas, equipamentos da rede IP e de rádio e torres, entre outros.
Bonilha afirmou que até 2014 serão contemplados pelo PNBL 347 municípios localizados na Rede Norte. Isso será possível graças à parceria com a Eletronorte, firmada no ano passado, bem como acordos com operadoras privadas e governos estaduais, em negociação, que permitem ampliar a capilaridade da rede da Telebras.
Da Audiência Pública no Senado também participaram o presidente e vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, os senadores Eduardo Braga e Gim Argello, respectivamente; o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez; o Superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos; o diretor de Planejamento e Engenharia da Eletronorte, Adhemar Palocci; além de representantes das operadoras privadas que atuam no setor de telecomunicação.
Informações do:
Nenhum comentário: