LATEST NEWS

Moradores de Belém têm prejuízos com chuva forte e demorada

Posted by iptvweb01 ~ quinta-feira, 7 de novembro de 2013




A longa e intensa chuva da última terça-feira (5), em Belém, provocou alagamentos em diversos pontos da capital paraense. Nesta quarta-feira (6), em vários bairros, moradores ainda retiravam a água de dentro de casa.





A aposentada Ironilce Gonçalves não conseguiu sair de casa hoje pela manhã. Ela mora em frente ao canal da rua dos Timbiras, no bairro do Jurunas, que ainda estava cheio. A aposentada cuida sozinha do filho com deficiência.





“Só dele não poder se locomover, ficou difícil para ele sair da cama. Não deu [para usar a cadeira de rodas”, disse





Muita gente aproveitou a manhã para limpar as casas invadidas pela água./ moradores tiveram que usar baldes. “Muito transtorno, muita água”, reclamou a estudante Mauriceia de Paula.





Os prejuízos foram muitos. “Quando a água está entrando a gente já está pensando nos nossos bens materiais que a gente consegue com muito sacrifício. Comprei meu guarda-roupa por R$ 1 mil, ainda nem terminei de pagar e ele não presta mais. O meu fogão ‘foi no fundo’”, relatou uma moradora.





Na passagem Trindade próximo ao canal da Timbó e da travessa Mariz e Barros, no bairro do Marco, a rua continua toda alagada. Os moradores colocaram entulho no local para a água não invadir as casas. Mesmo assim ainda há transtorno para moradores





O motorista André Martins não conseguiu sair de casa. “Estou tentando viajar, mas a água está cheia desde ontem, quatro horas da tarde”, disse.









Para não se molhar, moradores se equilibravam na mureta do canal da José Leal Martins, no bairro do Marco. O trecho ainda estava alagado. O Libcop também registrou no início da manhã a situação nos canais da travessa Quintino Bocaiúva, avenida Generalíssimo Deodoro e travessa Marquês de Herval. (veja vídeo ao lado)





Vários pontos de alagamento foram registrados após a a chuva de ontem, que durou cerca de cinco horas: no bairro da Cremação, pedestres ficaram ilhados e alguns até enfrentaram a água; na Campina, o trânsito ficou complicado. Muitos motoristas preferiram arriscar. No centro da cidade houve muito congestionamento.





Vídeos feitos com celular também mostram que na rua 3 de maio, entre Diogo Moia e Oliveira Belo, moradores pedem para os carros diminuírem a velocidade para não jogar água para dentro das casas. Na travessa Padre Eutíquio, no bairro do Condor, moradores filmaram a rua alagada e os carros submersos. Carros, caminhões e até ciclistas eram obrigados a passar pelo meio da água.





Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, nos últimos dois dias, choveu mais de 50% do volume total de água previsto para todo o mês de novembro. E a previsão ainda é de chuvas acima da média até a próxima quinta-feira (7).





“Com a situação que está aí, que as autoridades tomem uma providência porque a gente não pode viver do jeito que está”, disse o pintor Ildo Fernandes.







A secretaria de Saneamento de Belém (Sesan) informou que trabalha na recuperação e manutenção das comportas dos canais da cidade e que faz estudos para garantir um melhor funcionamento do sistema. A Sesan disse ainda que já foram desobstruídos mil quilômetros de rede de drenagem de água da chuva e que faz a limpeza permanente da cidade.


Esta moradora teve danos no guarda-roupa e no fogão.

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts