Motoristas reclamam de trânsito no Entrocamento, em Belém
No primeiro dia útil de funcionamento no novo complexo viário do Entroncamento, em Belém, motoristas ainda reclamaram. Mesmo com a abertura dos três elevados, o trânsito ficou complicado nesta segunda-feira (13), em alguns momentos.
As cenas no local são de infrações: motoristas na contramão, pedestres pulando as muretas que separam as pistas da Augusto Montenegro, além de engarrafamento. O motoqueiro disse que se confundiu. “Eu estou perdido porque ainda não tinha vindo pela Almirante Barroso”, disse Jhonatan Patrick.
Nos próximos 15 dias muitos motoristas poderão se confundir, segundo a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (SeMoB). Trechos como o de quem vinha da Almirante Barrosos para a Augusto Montenegro ou faziam o trajeto inverso não enfrentaram dificuldades ou engarrafamento. O problema foi para os que vinham da Augusto Montenegro para chegar à Pedro Álvares Cabral. O tempo do sinal desta via com a avenida Dalva seria o causador desse gargalo.
“Todos os dias passo aqui é sempre a mesma coisa. Pelo jeito, continua”, disse Rafael Souza, professor.
“Estamos fazendo hoje e amanhã uma contagem veicular, principalmente nos horários de pico para fazer um reajuste no tempo semafórico, para que esse congestionamento não venha mais ocorrer e o fluxo consiga fluir de forma mais adequada”, disse Panfílio Lobato, coordenador de trânsito da Semob.
Mas o engarrafamento também atingiu quem vinha da BR-316 e precisava passar pelo elevado para chegar à Pedro Álvares Cabral. "Até agora não melhorou nada. Na Sacramenta principalmente, tem que dar o retorno lá na BR. Para a gente só fez piorar", disse Joaquim Queiroz, motorista.
De acordo com a SeMOB, a obra não contempla nem ciclistas nem pedrestes. As pessoas que quiserem passar pela Augusto Montenegro para a BR-316, ou da BR-316 para a Almirante Barrosso terão que utilizar rotas alternativas. E muitas vezes os ciclistas terão que se comportar como pedestres.
"Eles sairão da Almirante Barrosso, entrarão na Tavares Bastos até a Pedro Álvares Cabral e continuarão na ciclofaixa desta via até a área do Entroncamento", disse o coordenador da SeMob.
Os ciclistas foram os que mais reclamaram. "Pedestre e ciclistas não têm vez. É só para quem tem carro. Isso é uma vergonha", disse João Carlos, açogueiro.
A SeMoB informou que os congestionamentos estão previstos nessa fase de adaptação. Para tentar maior fluidez, a superintendência conta com apoio do Detran e da Polícia Rodoviária Federal nos quatro cantos do complexo do Entroncamento.
g1/pa
Nenhum comentário: