Quase 300 pessoas são atingidas por erosão em bairro de Abaetetuba, PA
Quase 300 pessoas foram prejudicadas com a erosão fluvial ocorrida neste sábado (4), em Abaetetuba, no nordeste do estado, de acordo com a Defesa Civil. O número de famílias desalojadas ou desabrigadas chega a 67.
O jornalista Jeferson Bruno mora em Abaetetuba e fez fotos da área atingida pela erosão. Ele conta que estava à caminho de uma estância que fica no bairro de São João e viu o desespero das famílias que perderam as casas.
“Muitas crianças chorando, mulheres andando, gente correndo com material e o que eu vi foi aquele cenário que a gente nunca imagina ver aqui na nossa cidade”, contou.
Algumas pessoas ainda tentavam salvar objetos de dentro das residências. O bairro atingido pela erosão fica às margens do rio Maracatuíra, que banha a cidade.
A moradora conta como ocorreu a erosão. “Em metade da rua foram abrindo fissuras, aquelas crateras. Caminhão, casa, tudo foi para a beira do rio", disse.
Especialistas em meio ambiente explicam que a construção de casas em cima do rio e o crescimento desordenado do bairro estão na raiz do problema, que pode ter provocado esta tragédia.
A maioria das pessoas foi para casa de parentes. Oito famílias foram para o Ginásio de esportes da cidade, 33 pessoas e 12 crianças, que receberam auxílio de um psicólogo, pois presenciaram a erosão. a previsão é que eles fiquem no alojamento uma semana. No ginásio também é possível fazer doações de donativos, alimentos e roupas.
A prefeita de Abaetetuba vai se reunir na noite deste sábado (4) com representantes de órgãos e secretarias, para determinar ações.
Do G1 PA
Nenhum comentário: