Teatro São Cristóvão será reformado e receberá reforços na estrutura
Um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Cultura vai reformar o Teatro São Cristóvão, tradicional pelas apresentações de grupos folclóricos de pássaros juninos. Localizado na avenida Magalhães Barata, em Belém, o prédio foi construído em 1913 e começa a ser reconstruído em abril. As obras devem durar aproximadamente sete meses.
O espaço está em ruínas e foi tomado pela vegetação. Alguns pilares e o palco continuam de pé, trazendo a tona lembranças de quando o Teatro São Cristóvão era referência na apresentação de grupos de pássaros folclóricos, principalmente durante a quadra junina.
O compromisso de reforma foi firmado em janeiro deste ano durante a visita da ministra Marta Suplicy a Belém. De acordo com o Governo do Estado, deverão ser corrigidas algumas falhas do teatro, uma delas é em relação ao palco que está muito alto e atrapalha a visibilidade da plateia.
A capacidade do prédio é para mais de 200 pessoas. A parte debaixo do palco, onde funcionava um bar, será transformada em fosso, local reservado para os músicos. Segundo o Secretario de Cultura, Paulo Chaves, a reforma do local é uma vitória para os artistas que se sentiam falta de um espaço dedicado aos pássaros juninos. “Pássaro junino só existe aqui no Pará, uma espécie de uma ópera popular”.
A produtora cultural Iracema Oliveira participa da manifestação popular de pássaros juninos desde criança e lamenta o estado em que o teatro ficou “Ver tudo caído, desmoronado, foi uma tristeza muito grande”.
g1/pa
Nenhum comentário: