Exclusivo ! ! ! MANIFESTO POPULAR - O POVO SE ORGANIZA PARA COBRAR O GOVERNO
ACAMPAMENTO EM DEFESA DA VIDA: RETOMADA DA LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA NO TERRITÓRIO DA BR 163 E TAPAJÓS
Rurópolis Pará – 03 de novembro de 2012.
Carta Circular
O processo de ocupação da região Oeste do Pará foi construído a partir do discurso desenvolvimentista do governo, marcado pela explosão de vários ciclos de vitalidade econômica: ciclo da borracha, das frentes pioneiras de colonização, ciclo da madeira, do ouro, entre outros. Porém o desenvolvimento tanto propagandeado nunca representou melhoria na vida da população local.
Somos frutos de uma contradição histórica do governo que utilizava como lema para região “Integrar para não Entregar”. Com isso, fomos abandonados pelo governo em todas as esferas, sem nenhuma infra estrutura necessária para sobrevivência nessa região.
Na atualidade podemos considerar que esta região está sendo submetida a um novo ciclo de desenvolvimento econômico, impulsionado pelos mega projetos do capital internacional e nacional e gerenciado pela política do Governo Federal, entre eles: o agronegócio, construção de portos e hidrelétricas. Em contrapartida para a população regional no governo Lula foi criado um Plano de desenvolvimento da BR 163, que lamentavelmente não foram efetivadas as metas contidas neste plano.
O cenário atual é marcado por conflitos agrários, agricultura familiar desassistidas pelas políticas publicas, entre elas: Programa Luz Para Todos, falta de estradas vicinais, saúde, educação, assistências técnica, entre outros.
Nesse sentido exigimos um processo de negociação e dialogo com representantes de órgãos do Governo Federal e Estadual, com poder de decisão responsável pelas demandas da região MDA, INCRA, MME, Terra Legal, Comitê Gestor Estadual do Programa Luz para Todos.
PAUTA DE REIVINDICAÇÃO
RETOMADA DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL BR 163
INFRA ESTRUTURA
Abertura e recuperação de estradas vicinais nas áreas de PIC e Assentamentos;
Demarcação de parte das áreas de pic/ (projeto de integração e colonização).
Exclusivo
Nossa reportagem entrou em contato com exclusividade com o presidente do STTR de Rurópolis com o presidente do sindicato Marciano Lira que nos falou com exclusividade que além de Rurópolis outros municípios estarão juntos para cobrarem do governo que mantenha seus compromissos com o povo da região.
"Não estaremos lá para provocar desordem e nem baderna e sim para cobrar nossos direitos do Governo para á nossa região." Disse Marciano Lira.
Categories
Tags
Nenhum comentário: