Militares dos EUA que urinaram em cadáveres são acusados na Justiça
Em reprodução do youtube quatro homens vestidos com farda militar dos EUA são flagrado urinando em supostos cadáveres talibãs
Dois sargentos do Corpo de Fuzileiros Navais americano, que foram filmadosurinando em cadáveres de extremistas do grupo Talibã, serão acusados criminalmente na Justiça militar do país, segundo anúncio da corporação nesta segunda-feira. Os réus identificados como Joseph W. Chamblin e Edward W. Deptola terão que responder pela má conduta e também por falharem em reportar a superiores as infrações cometidas pelos outros dois colegas, incluindo o disparo desnecessário de armas. Três outros fuzileiros receberam punições administrativas no mês passado pelo incidente.
Em janeiro deste ano, um vídeo com quatro homens urinando nos corpos do que seriam insurgentes talibãs no Afeganistão chocou a comunidade internacional. As imagens, colocadas no YouTube, rapidamente correram o mundo e ganharam firme condenação das autoridades americanas, da Otan e do governo afegão. Nas imagens, os homens – que vestiam uniformes de combate camuflados – urinam sobre os corpos de três pessoas. Um deles brinca: “Tenha um bom dia, amigo”. O outro faz uma piada sobre um chuveiro.
O incidente ocorreu em julho de 2011, durante uma operação contra a insurgência talibã, no distrito de Musa Qala en Helmand, no Afeganistão, mas só se tornou conhecido do público no dia 11 de janeiro deste ano, quando as imagens caíram na rede. Na época, o secretário da Defesa americano, Leon Panetta, chamou o vídeo de deplorável, ordenou uma investigação militar e prometeu punição dura contra os militares envolvidos. Em comunicado, ele afirmou que o comportamento dos fuzileiros não “reflete os padrões e os valores que nossas tropas juram defender”.
Fonte: O Globo
Categories
Tags
Nenhum comentário: