Relógio marca o tempo para o Círio de Nazaré
Pará - O Círio de Nossa Senhora de Nazaré deste ano tem uma novidade: um relógio que marcará as horas e os dias que antecedem o início do maior evento religioso do Brasil. O equipamento foi instalado pela diretoria da Festa de Nazaré na esquina das avenidas Nazaré e Generalíssimo Deodoro, às proximidades da Basílica Santuário, no bairro de Nazaré, em Belém. O relógio tem um visor eletrônico, no qual aparecem os dias restantes, e também espaço para o poster de Nossa Senhora de Nazaré. O coordenador geral do Círio 2012, Kleber Vieira, diz que a diretoria tem dois objetivos. O primeiro deles é criar a expectativa e o segundo de implementar o padrinho da praça Santuário.
'Nós queremos informar a população com a contagem regressiva para o Círio. Assim que a contagem deste ano terminar, começa automaticamente a do ano seguinte. O outro objetivo é criar o padrinho da praça que será uma empresa pública ou privada, responsável pela manutenção da Praça Santuário', afirma o coordenador. Segundo Kleber, a ideia surgiu no ano passado, quando viajou para São Paulo e se deparou com o 'impostômetro', um equipamento criado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para medir o volume de impostos pagos pela população brasileira. 'Foi quando eu pensei: por que não levar um relógio regressivo para o Círio?'.
O relógio começou a funcionar no último dia 10. A iniciativa agradou os devotos da Virgem. 'Nós já ouvimos muitos elogios', comenta Kleber. Um exemplo é o vendedor de CDs com músicas do Círio, Everton da Cunha, de 41 anos, que usa uma bike-som para fazer sua propaganda e aproveita o relógio para a contagem regressiva. 'Sempre fico aqui na esquina. O Círio é uma festa que todo mundo vem de fora prestigiar. Eu achei ótima a novidade e adorei o relógio. Fico olhando para ele e fazendo a contagem regressiva'. Para Everton, deveria haver um relógio do mesmo tipo em outras esquinas da cidade. 'Eu queria que tivesse um desses perto de cada praça e igreja de Belém', relata.
Fonte: O Liberal
Foto: Tarso Sarraf ( O Liberal)
Nenhum comentário: