Ufopa: 50% de cotas para estudantes de escolas públicas
50% das 1.200 vagas que a universidade oferece serão reservadas para estudantes cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.
O Enem continuará como processo de seleção Santarém - A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) a partir 2013 disponibilizará cotas específicas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. De acordo com o novo sistema de cotas, 50% das 1.200 vagas que a universidade oferece serão reservadas.
A instituição está cumprindo com a lei decretada pela presidente Dilma Rousseff, e divulgada na última segunda-feira (15) no Diário Oficial Da União.
A proporção de vagas para indígenas, negros e pardos será definida segundo o último censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em cada estado.
leia também...
Publicada lei que regulamenta as cotas nas federais, entenda
Ufopa abre inscrições para Processo Seletivo Indígena 2013
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) continua sendo o processo de seleção para o ingresso no ensino superior.
Os acadêmicos da Ufopa deram sua opinião sobre a mudança: “Ingressei numa universidade por sistema de cotas, então foi muito útil porque o pessoal que vem das escolas particulares, tem uma preparação melhor e a gente as vezes na escola pública, a qualidade da educação não é como deveria ser”, afirma a estudante Milena Lima.
“Acredito que o sistema de cotas deveria ser especifico apenas para a questão social, porque não é na cor da pele que determina o grau de conhecimento de cada cidadão”, enfatiza o acadêmico Majd Abul.
Segundo o ministério da educação, 27 das 59 universidades federais possuem sistema de cota social, dessas apenas 25 disponibilizam vagas específicas para negros, pardos e indígenas.
Com informações de Rômulo D’Castro
Fonte (http://notapajos.globo.com
Nenhum comentário: