Projeto da CETEPA pode tornar Itaituba auto-suficiente no plantio de melancias
Alunos da CETEPA apresentaram projeto durante a 23ª Expo Agroindustrial de Itaituba
Feira da Fertirrigação de Itaituba
Itaituba mesmo avançando em sua agricultora familiar anda a desejar na produção de outros produtos agrícolas. Um dele é no plantio de melancias que tem o mercado abastecido por outras regiões. Visando modificar essa realidade, alunos do Curso Técnico em Agropecuária, da Escola Tecnológica de Itaituba-CETEPA, implantaram por ocasião da 23ºª Expo Agroindustrial, projeto de Fertirrigação que consiste no fornecimento de nutrientes e água necessária para que a planta nasça viçosa. As vantagens do processo é que é possível se produzir mesmo em solos degradados, com aproveitamento de 80% dos nutrientes fornecidos.
O projeto pioneiro em Itaituba já é sucesso na prática, pois as sementes germinaram e as mudas em 16 dias já brotaram no plantio de melancias que foi feito em uma pequena área no interior do Parque, numa parceria entre a CETEPA e O SENAR, com apoio do Cite que cedeu a área.
O projeto de fertirrigação no cultivo de melancias é uma iniciativa de 15 alunos, com orientação do professor Paul, sob coordenação do professor Adônis Facioni, que inclusive já aderiu à idéia e implantou o mesmo projeto em sua propriedade agrícola com sucesso.
Para as alunas Thaise e Thaciane (Rurópolis) o uso de fertilizantes também ajuda muito. As alunas acreditam que se a idéia for absorvida pelos agricultores da região de Itaituba poderá em curto espaço de tempo se tornar auto-suficiente em produção de melancias, com a mesma qualidade da que estão vindos de outros estados.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos
Nenhum comentário: