LATEST NEWS

Juiz afasta prefeito de Marabá, Maurino Magalhães

Posted by iptvweb01 ~ quarta-feira, 31 de outubro de 2012



O juiz César Dias de França Lins, que responde interinamente pela 3ª Vara Cível de Marabá, afastou na manhã de ontem o prefeito de Marabá, Maurino Magalhães de Lima, e o secretário municipal de Saúde, Nilson da Costa Piedade, dos cargos.O magistrado também determinou a indisponibilidade e bloqueio dos bens do prefeito até o valor de R$ 8.449.032,06. Na tarde de ontem assumiu interinamente o cargo o presidente da Câmara de Vereadores de Marabá, Nagib Mutran Neto, uma vez que o atual vice-prefeito, Nagilson Rodrigues Amoury, se recusou a assumir o lugar de Maurino Magalhães.



No final da tarde de ontem, a Câmara Municipal de Marabá estava estudando a possibilidade da abertura de uma CPI para apurar denúncias de má gestão do prefeito afastado. O pedido de afastamento acatado pelo juiz César Lins foi protocolado na justiça pelo Ministério Público Estadual, que acusa o gestor da prática de crimes de improbidade que estariam violando os princípios da legalidade e da eficiência administrativa na gestão da Secretaria Municipal de Saúde, causando prejuízos aos serviços de saúde pública que deveria ser regularmente disponibilizados à população.


Na ação contra Maurino, O MPE afirma que existem provas contundentes que confirmam a ineficiência do serviço de saúde de Marabá e 'a gestão desleixada, omissa, descuidada, inoperante dos recursos públicos destinados à saúde perpetrada pelo atual prefeito e o atual secretário de Saúde'. De acordo com a decisão do magistrado, o prefeito e o secretário de saúde de Marabá deverão permanecer afastados de seus cargos pelo período de instrução do processo, sendo que em caso de descumprimento foi estimulada multa diária de 2 mil reais.


Na semana passada, durante uma visita de inspeção ao Hospital Municipal de Marabá, o juiz César Dias França Lins deu voz de prisão para o secretário de saúde do município, Nilson da Costa Piedade, por descumprimento a determinações da justiça. O secretário prestou depoimento na polícia e foi liberado. De acordo com o magistrado, foram detectadas várias situações de natureza grave dentro do prédio do hospital e que já haviam sido detectadas pela justiça, entre elas falta de remédios e de materiais básicos.

No ano passado, o MPE, por meio da promotora de justiça Ana Maria Magalhães de Carvalho, junto com membros do Conselho Municipal de Saúde, realizou uma inspeção no Hospital Municipal de Marabá e em centros de saúde da cidade, com o objetivo de constatar as reclamações de usuários. Dias depois, o MPE ingressou com uma ação pedindo o afastamento do secretário municipal de saúde 'Pela gestão caótica que tem levado a população de Marabá a imenso sofrimento pela falta de atendimento médico-odontológico'.



Fonte: Portal ORM

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts