LATEST NEWS

Polícia usa spray de pimenta em professores durante protesto no PA

Posted by iptvweb01 ~ sexta-feira, 25 de outubro de 2013




A Polícia Militar utilizou spray de pimenta para dispersar os professores que protestam na frente da Secretaria de Educação (Seduc) nesta quinta-feira (24) em Belém. Segundo os professores, a ação aconteceu quando eles tentavam passar água e alimentos para manifestantes que ocupam o prédio da Seduc desde a última quarta-feira. A Polícia Militar confirmou a utilização do gás, e disse que está tomando medidas necessárias para evitar invasão e danos ao patrimônio.





Os professores da rede pública estadual do Pará estão em greve há 31 dias. Eles reivindicam planos de cargos e salários, o pagamento de retroativos desde 2011 e melhores condições de trabalho. Um grupo chegou a fechar a avenida Augusto Montenegro durante o protesto, mas a via já foi liberada.





Durante a ação da polícia, uma professora chegou a passar mal e teve de ser atendida pelo Samu. "Nós passamos um saco de pão para os colegas que estão lá dentro, desde ontem sem comer. Quando eu passei o pão, a polícia veio em cima pegar o pão. Quando eu segurei a sacola, o policial espirrou o spray de pimenta no meu rosto", conta a vítima.





Os manifestantes ficaram revoltados após a ação dos policiais. "Nós estamos lutando em favor dos filhos de vocês também. Nós não somos bandidos", disse um professor para os policiais, na frente do portão da Seduc, onde o batalhão de choque fez uma barreira para impedir a entrada de novas pessoas no prédio.







Com a proibição da entrada de comida, os manifestantes que ocupavam o prédio se deitaram no chão, formando a palavra "Fome". O Secretario Especial de Promoção Social, Alex Fiúza de Melo disse que a situação precisa ser investigada. "É preciso apurar o que está havendo. Quando soubemos do fato [o impedimento do fornecimento de água e alimentos aos professores], entramos em contato com a Seduc para liberar a entrada de alimentos. Esta situação está sendo usada para vitimizar o fato. A ideia não é impedir a entrada de água e alimentos, e sim, a entrada de pessoas para evitar tumulto", declarou Fiúza





Para o vereador Fernando Carneiro, não existe justificativa para a repressão aos professores grevistas. "O movimento é legítimo. O governo entrou na justiça para decretar a abusividade da greve, mas o Supremo já determinou que a greve é legal", disse. O Ministério Público informou que vai apurar as denúncias de agressão contra jornalistas e manifestantes.





G1/PA

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts