A BR-163, Foi desbloqueada nesta terça-feira (22).
A BR-163, em trecho no município de Itaituba (PA), sudoeste do Pará, foi desbloqueada nesta terça-feira (22). A via estava interditada desde a segunda-feira (21) por cerca de 200 trabalhadores rurais. A liberação ocorreu após negociações entre os manifestantes e gestores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que se deslocaram de Santarém, oeste do Pará, para discutir a pauta de reivindicações dos assentados.
De acordo com o Incra, na quarta-feira (23), técnicos devem seguir para Itaituba com o objetivo de cadastrar famílias que residem no entorno do Parque Nacional da Amazônia. O Incra irá destinar essas áreas para a reforma agrária com a criação de novos assentamentos.
Paralelamente, o programa “Terra Legal” atuará como parceiro do Incra na realização do georreferenciamento do perímetro das áreas a serem definidas como novos assentamentos.
Em relação à reativação da Unidade Avançada do Incra em Itaituba, a autarquia informou que os procedimentos administrativos já foram encaminhados ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), do qual aguarda uma manifestação sobre o assunto.
G1/PA
Nenhum comentário: