LATEST NEWS

MPT faz acordo com contrutoras de obras da BR-230

Posted by iptvweb01 ~ segunda-feira, 27 de agosto de 2012


Foi firmado, na última semana, um acordo judicial entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e as construtoras Semenge S.A. Engenharia e Empreendimentos e Dínamo Construtora Ltda. Ambas as construtoras realizam obra de terraplenagem em trecho da Transamazônica (BR-230), entre os municípios de Brasil Novo e Medicilândia, no Sudoeste do Estado. A Semenge foi contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a execução da obra, integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.





A Semenge, por sua vez, subcontratou parte dos serviços para a Dínamo, ficando o término do empreendimento previsto para dezembro deste ano. Em denúncias formuladas em maio do ano passado, a Semenge conjuntamente com a empreiteira Dínamo foram acusadas de não garantir aos seus trabalhadores locais próprios para as refeições, alojamentos adequados, transporte com segurança, entre outras irregularidades.





Em fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/PA aos canteiros, infrações como a não submissão de trabalhadores a exame médico admissional e a não comunicação prévia da obra à unidade do Ministério do Trabalho e Emprego foram catalogadas.





A partir de documentos apresentados pelas empresas ao Ministério Público do Trabalho, novas irregularidades relacionadas a jornada de trabalho e atrasos salariais foram verificadas. O MPT ajuizou então ação civil pública com pedido de antecipação de tutela requerendo o imediato cumprimento de obrigações de fazer e não fazer pelas empresas, além do pagamento, em tutela definitiva, de R$ 50 mil, cada uma, a título de dano moral coletivo.





Os pedidos de tutela antecipada foram deferidos pela Justiça do Trabalho no final de julho. Na última semana, as partes chegaram a um acordo, segundo o qual as construtoras se comprometem a realizar exames médicos admissionais periódicos, de mudança de função e demissionais; promover treinamento admissional que contemple os riscos inerentes a todas as funções exercidas por seus empregados; constituir Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa); abster-se de manter empregados trabalhando aos domingos, sem prévia permissão da autoridade competente, e prorrogar a jornada de trabalho além de duas horas diárias, sem justificativa legal; fornecer a todos os seus empregados, gratuitamente, equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, além de exigir, orientar e fiscalizar sua correta utilização; e depositar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na conta vinculada dos trabalhadores na forma da lei.





Caso os termos acordados não sejam cumpridos, será cobrada multa de R$ 1 mil por obrigação descumprida multiplicada pelo número de trabalhadores atingidos, a ser revertida ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou à entidade assistencial indicada pelo MPT.





(Com informações do MPT)

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts