OAB SANTARÉM E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DISCUTEM SAÚDE DOS PRESOS DO CRASHM
PRESIDENTE DA OAB RECORRE À SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARA RESOLVER A FALTA DE MÉDICO NA PENITENCIÁRIA “SILVIO HALL DE MOURA.” -
Na tarde desta terça-feira (23), o Presidente da AOB Subseção de Santarém, Dr. Ubirajara Bentes Filho reuniu com as médicas Dra. Valdenira Cunha e Dra. Lívia Castro, respectivamente secretária e secretária adjunta de Saúde de Santarém, em busca de apoio médico aos detentos do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM).
Ressalta-se que no último dia 16 de abril, após a visita feita pelas Comissões de Direitos Humanos da OAB e da Câmara Municipal de Santarém à casa penal, a Ordem dos Advogados do Brasil encaminhou ofício para a Secretária de Saúde, solicitando do órgão municipal que colocasse, pelo menos, um médico à disposição dos detentos, para evitar que novas mortes ocorram por omissão do Governo do Estado do Pará que desde maio de 2012 não resolveu a ausência de um grupo multiprofissional (médicos, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, psicopedagogos).
As médicas Valdenira e Lívia mostraram-se favoráveis à solicitação da Ordem, informando a Dra. Valdenira que vem mantendo contato com a Secretaria de Saúde do Pará para que um médico concursado do estado e do município possa atender os presos, pelo menos, duas vezes por semana. De acordo com a secretária de Saúde, ela vem mantendo tratativas com o Comando do 3º BPM para que os médicos da Corporação de Fontoura igualmente possam atuar em benefício da população carcerária. Campanhas de vacinação dos presos serão realizadas no CRASHM. Disse, ainda, que o Posto Médico de São Braz, pertencente ao município, também dará suporte no atendimento dos detentos através do médico militar Fábio Botelho.
ABARÉ - Outro assunto incluído na pauta de conversação entre a OAB e a Secretaria de Saúde foi a situação atual do barco ABARÉ que serve de suporte para atendimento médico e odontológico à população ribeirinha. As duas médicas fizeram uma longa exposição sobre a atuação da secretaria de Saúde nas regiões do Tapajós, Amazonas e Arapiuns. Informaram sobre as tratativas que o município vem mantendo com os proprietários da embarcação, o custo da manutenção e da disposição de desapropriação do ABARÉ pelo ministério da Saúde.
Pela manhã, a secretária Valdenira Cunha terá uma reunião com o Promotor de Justiça Túlio Novaes sobre a situação do ABARÉ. A OAB Santarém também participará da reunião.
Fonte (OAB Subseção de Santarém)
Categories
Tags
Nenhum comentário: