Paralisação Nacional dos Professores: Santarém manifestantes foram até a câmara
Professores da rede pública de todo o País iniciaram nesta terça-feira uma greve nacional de três dias para cobrar o cumprimento da Lei do Piso, sancionada há quase cinco anos e que ainda não é cumprida por boa parte dos Estados e municípios. Levantamento feito pelo Terra com base em dados fornecidos pelas secretarias da educação e pelos sindicatos aponta que 11 Estados pagam abaixo de 1.567,00 para um docente com jornada de 40 horas semanais.
A pior situação é verificada no Rio Grande do Sul, onde um professor com o ensino médio ganha míseros R$ 977,05 como vencimento básico. Sem condições de cumprir com a lei sem alterar o plano de carreira da categoria, o governo gaúcho optou por pagar um complemento para quem recebe menos que o piso. Situação semelhante enfrentam o Paraná, Goiás, Rondônia, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão, que também precisam reajustar os salários do magistério para se adequar à lei.
Na cidade de Santarém, a classe de professores e seus respectivos representantes, Sinprosan-Sindicato dos Profissionais de Educação de Santarém, SINTEPP/SUBSEDE DE SANTARÉM, alunos, professores e funcionários ligados a educação começaram hoje a paralisação, pela parte da manha os manifestantes foram até o MP, onde na ocasião protestaram com faixas e palavras de ordem pedindo apoio a classe, mais não foram recebidos pelos promotores.
Em seguida em carreata aproximadamente 1.000 manifestantes foram ate a câmara municipal, onde foram recebidos pelos vereadores. A chegada dos manifestantes na câmara já no final do horário regimental, fez com o que a sessão fosse prolongada para que os lideres do movimento se pronunciassem em sua pauta de manifestação.
Os lideres da educação fizeram seus questionamentos, e entregaram para o vereador Reginaldo Campos que estava conduzindo a sessão na ausência do presidente da casa vereador Henderson Pinto, um documento da classe para que fosse entregue para o gestor municipal com uma pauta de pedidos de melhorias para a educação em geral do município.
Categories
Tags
Nenhum comentário: