LATEST NEWS

Projeto Moradia Cidadã Consolida Mais de 85% Da Topografia Em Tomé-Açu

Posted by iptvweb01 ~ terça-feira, 17 de dezembro de 2013




Com o objetivo de realizar o levantamento topográfico para demarcar corretamente as vias, confirmar os limites dos lotes, registrar e validar as faces das quadras e elaborar um croqui do bairro Vila Portelinha, em Tomé-Açu, uma equipe de profissionais do Projeto Moradia Cidadã, coordenada pelo professor Júlio Marcarenhas, desde o dia 4 de dezembro, consolidou a medição de mais de 85% dos 73,3 hectares que serão regularizados pelo Ministério das Cidades, a Universidade Federal do Pará e a Prefeitura Municipal de Tomé-Açu. 





Serão beneficiados com a regularização fundiária mais de três mil moradores que vivem em 744 lotes, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e do Programa Terra Legal, de 2007. A regularização tem base na Lei Federal nº 11.952, de 2009, que dispõe sobre a regularização fundiária urbana na Amazônia Legal. “Nestes lotes existem moradias, áreas destinadas aos centros comunitários, igrejas e pequenos comércios”, explicou o professor Júlio Mascarenhas, durante trabalho de campo.





Diego Alvino, da Comissão de Regularização Fundiária da UFPA, explica que a Vila Portelinha é marcada por uma acentuada irregularidade topográfica, com muitas ladeiras de subida e descida, além de as ruas serem de terra e com uma poeira vermelha ou lama escorregadia quando chove. 





No trabalho de campo, a equipe utiliza uma estrutura operacional que mobiliza veículo da universidade com tração nas quatro rodas, rádios comunicadores com frequência e alcances significativos para intercâmbio de informações entre os membros do Projeto Moradia Cidadã, além do manuseio de equipamentos digitais, topográficos, pranchetas e outros instrumentos de trabalho. “Se para nós é um desafio e um grande aprendizado social, num laboratório a céu aberto, imagine para quem reside na vila cotidianamente. A regularização trará avanços significativos para a comunidade”, enfatiza Diego.





REUNIÃO COMUNITÁRIA – Foi realizada no último dia 8 de dezembro, na Igreja Cristo Redentor, localizada na Rua Raimundo Sampaio s/nº, na Vila Portelinha, com a participação de mais de 200 famílias, a Reunião Informativa com a equipe social do Projeto Moradia Cidadã. Na ocasião foram detalhadas as etapas da regularização para a comunidade, a ser beneficiada com a legalização dos terrenos e das moradias, conforme determina a lei, ou seja, a titulação será feita, preferencialmente, em nome da mulher. 





Maria do Carmo Silva, consultora social do Projeto Moradia Cidadã, explicou que regularizar o assentamento é ordenar as ruas e equipamentos públicos, tais como posto de saúde, escola, quadras, sistema de abastecimento de água, preservando o meio ambiente. Além disso, significa assegurar o direito social à moradia, a função social da propriedade urbana e o meio ambiente ecologicamente equilibrado. 





Para ela, superada a fase do levantamento topográfico, o Projeto Moradia Cidadã começará o cadastro social das famílias. “Depois, com os dados da topografia e do cadastro social, uma equipe de arquitetos da Universidade Federal do Pará e de técnicos da prefeitura farão um projeto de regularização fundiária da Vila Portelinha, que será apresentado e pactuado com a comunidade para seguir para a aprovação e o licenciamento ambiental pelos órgãos competentes”, detalhou.





Em seguida, sinteticamente, foi explicado que ocorrerá a preparação dos títulos em nome de cada morador, a assinatura dos documentos pelo prefeito e cada um dos moradores beneficiados. Em seguida, o título é registrado no cartório de registro de imóveis e entregue aos moradores. “É o momento de tornar-se o proprietário da casa e do lote e deixar de ser posseiro, além de ter a segurança jurídica da posse”, enfatizou.





Para a presidente da Câmara Municipal de Tomé-Açu, vereadora Dã Fortunato, presente na reunião comunitária junto com Marcelo Augusto, da prefeitura local, a regularização ocorre num momento positivo e de melhorias das políticas públicas na região. “Hoje temos uma escola de ensino fundamental e médio, energia e abastecimento de água, além da Prefeitura de Tomé-Açu batalhar pela construção de outro sistema em função da grande demanda. Com a regularização da área, será possível, ainda, junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), buscar parceria para implementar o Plano de Saneamento, entre outras melhorias para a comunidade, como ocorrerá com a entrega com a entrega da nova Unidade Básica de Saúde(UBS) a Vila Portelinha. A participação da comunidade na regularização resgata a autoestima dos moradores, fortalece a organização da comunidade e contribui para a construção da cidadania das famílias”, assinalou.








Fonte : Texto: Kid dos Reis - Ascom CRF-UFPA


Fotos: Diego Alvino – CRF-UFPA

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts