Festival do Açaí Saudável divulga as novidades do mercado, em Belém
A partir desta sexta-feira (27), até o próximo domingo (29), a Estação das Docas recebe o I Festival do Açaí 100% Saudável. O evento tem como objetivo principal divulgar as novidades do mercado, além do avanço da cadeia produtiva do açaí.
Dezessete estandes de órgãos municipais e estaduais, e do setor privado, estarão esclarecendo quais foram as principais mudanças e conquistas alcançadas nos últimos anos em relação ao cultivo e aproveitamento do açaí e apresentando os vários segmentos e oportunidades de negócios que giram em torno do fruto.
Para o secretário municipal de Economia, Marco Aurélio Nascimento, o principal ganho para a população foi a melhoria no controle de qualidade do produto. “Nos últimos seis anos, principalmente após o firmamento do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre Ministério Público Estadual e os batedores de açaí, houve o crescimento considerável nas fiscalizações dos estabelecimentos comerciais e, consequentemente, melhor controle na qualidade do que está sendo comercializado”, destacou Nascimento.
No último dia 18, Secon e Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém (Avabel) promoveram no auditório do Ministério Público um Seminário de incentivo às boas práticas de manipulação do açaí. O evento atendeu uma exigência do Decreto Lei nº 326/2012.
“Os batedores estão muito ansiosos para o festival, que reflete o reconhecimento do nosso trabalho diário”, disse o presidente da Avabel, Carlos Noronha. “Além dos associados à Avabel, também estarão presentes outros trabalhadores que fazem parte do processo, como coletores e atravessadores. Eu sempre destaco que nós, batedores, somos empreendedores e também consumidores, portanto, devemos ficar atentos às novidades”, destacou.
Durante a programação, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) promoverá ações educativas e de conscientização sobre as boas práticas do manejo do fruto para os batedores. Para a população em geral, os esclarecimentos ficam por conta dos cuidados com o meio ambiente.
No estande da Sesma, os visitantes poderão assistir ao filme “Saúde na Estrada”, produzido pela Fundação FioCruz, que trata dos processos de higiene em toda a cadeia produtiva da extração do açaí. Serão distribuídos cartazes, folders e outros materiais educativos para os batedores.
Nos três dias do evento, a Sesma também irá orientar sobre o tabagismo, humanização e facilitação na emissão da carteira de saúde para os batedores de açaí.
Para quem visitar a feira, a partir de 16h, haverá espetáculos teatrais, teatro de fantoches, shows musicais e grupos folclóricos, como Frutos do Pará, Banda Nova, Balé Folclórico da Amazônia, Banda Açaí com Pimenta, Grupo de Cultura Regional Iaçá e Edilson Moreno.
g1/pa
Nenhum comentário: