LATEST NEWS

Uruará, sudoeste do Pará, assina pacto para controle de desmatamento

Posted by iptvweb01 ~ sexta-feira, 20 de dezembro de 2013


O prefeito de Uruará, Everton Moreira, assinou um pacto de combate e controle do desmatamento e regularização ambiental para diminuir o desmatamento na região. A assinatura também formaliza um termo de cooperação do município com o Programa Municípios Verdes (PMV). Além disso, foi criado um grupo municipal de combate ao desmatamento. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (19).





Segundo o coordenador do Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto, o município é o principal responsável por diminuir os índices de áreas desmatadas, e que o trabalho do PMV é facilitar e incentivar essas ações. “O município é o grande protagonista na questão da sustentabilidade e no combate ao desmatamento. Essa é a essência do programa: alcançar a sustentabilidade a partir do fortalecimento do município”, explicou.





Além do combate ao desmatamento, segundo Netto, com a assinatura do pacto o município também deve investir em outro ponto de entrave para o desenvolvimento das cidades: a regularidade ambiental. “Qualquer atividade econômica que não tenha regularidade ambiental está fadada ao não desenvolvimento. Por isso o programa busca a aproximação com o município, para que ele seja um elemento de gestão ambiental”, afirmou.





A economia de Uruará é baseada na pecuária e na exploração madeireira. O município, porém, deve reduzir sua área de desmatamento para menos de 40 km². Segundo o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia (Prodes) 2013, entre agosto de 2012 e julho deste ano, foram desmatados 47 km². O número ainda está acima da meta estabelecida pelo PMV, mas é menor que o mesmo índice relativo a 2012, quando o Prodes apontou um desmatamento de 53 km².





Verbas


Para incentivar e facilitar o alcance das metas de diminuição do desmatamento, alguns benefícios são destinados aos municípios que aderem ao programa. Um deles é o repasse de R$ 400 mil previsto para 2014. A verba é proveniente do ICMS Verde e, de acordo com a lei, devem ser destinada em parte para a consolidação das ações da secretaria.





O acordo assinado pelo município prevê, ainda, um convênio com a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), no valor de R$ 75 mil para aquisição de equipamentos e material de apoio.





g1/pa

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts