LATEST NEWS

Posted by iptvweb01 ~ sexta-feira, 28 de dezembro de 2012


Cadastro de pessoa com HIV é polêmico

 
A partir de 2013 o Ministério da Saúde vai cadastrar quem tiver diagnóstico positivo para o vírus HIV. A medida altera a proposta utilizada pelo Governo desde a década de 1980 - na qual são considerados apenas os pacientes que desenvolveram a Aids. Com a criação do “banco de dados” hospitais e laboratórios serão obrigados a repassar os dados de pacientes infectados. Esta medida pretende facilitar a criação de políticas públicas para controlar a epidemia da doença.

O Pará é o que concentra o maior número de pessoas com Aids na Região Norte, além de ser o 12º Estado brasileiro a apresentar casos novos. Foram mais de 13 mil, entre os anos de 2000 e 2011. Para a coordenadora Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Débora Crespo, a nova medida atende a anseio antigo de instituições que trabalham no combate a Aids. Em contrapartida, o Grupo de Apoio à Prevenção a Aids no Pará (Gapa) e a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens com Aids contestam o sigilo prometido e questionam se a implantação de políticas públicas será mais eficiente. “O nosso anseio é por políticas públicas de qualidade para as pessoas que vivem com HIV. Ainda ão entendemos como este novo sistema de cadastro vai funcionar e se o resultado prometido será alcançado a curto, médio ou longo prazo”, destaca Francisco Rodrigues, coordenador do Gapa. O jovem E.S. que vive com HIV, também reclama. “Acho que é importante que a gente participe da criação das políticas públicas”, comentou preocupado.

O ministério ainda não divulgou a normatização. “O sigilo já existe neste modelo que é adotado e os testes só são feitos com autorização do próprio paciente e o resultado é divulgado somente para ele”, destacou. “Até então, os números com que se trabalha são os das pessoas que já desenvolveram a doença e precisam de medicamentos. Os casos de notificação não são registrados”, disse Débora. Atualmente, a pessoa que tem o resultado positivo para a infecção do vírus só passará a fazer parte das estatísticas se precisar tomar medicamentos ou então já tiver os sintomas da Aids. Caso seja apenas portadora do vírus, não faz parte das estatísticas.

Em 2011, o Pará registrou 700 casos de Aids, com 506 óbitos. O levantamento de 2012 ainda não foi fechado, mas até hoje foram registrados quase 400 casos da doença.

(Denilson D'Almeida/Diário do Pará)

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts