Definidas estratégias de ordenamento do porto e da praça Tiradentes
As Secretarias de Infraestrutura, Mobilidade e Trânsito, Câmara de Vereadores, representantes de taxistas, mototaxistas, armadores, carregadores e a Associação de Moradores do bairro da Aldeia definiram as medidas que serão adotadas para o ordenamento do porto improvisado na Praça Tiradentes e seu entorno. Os pontos de taxi serão recuados para dar vaga a cargas rápidas. Os caminhões de descarga de mercadorias ficarão do lado oposto ao de costume e descerão de ré em dois corredores específicos para essa categoria. Ao centro da rampa haverá uma abertura para facilitar a manobra. As mudanças começaram a ser efetivadas já na próxima semana.
Será construído um corredor com proteção destinado ao embarque e desembarque de passageiros. Será providenciada iluminação em toda a extensão das balsas. A limpeza do local será feita em dias alternados: serão disponibilizadas lixeiras e fica proibida a colocação de lixo mesmo que acondicionado na estrutura das balsas.
Uma terceira balsa será usada, para ampliar o atracadouro, dotada de plataforma que vai facilitar o aceso à estrutura. Haverá aumento do contingente de agentes portuários, para controle do acesso. Antes havia apenas um funcionário, o que dificultava o controle, principalmente em relação às cargas consideradas prioritárias.
A maior modificação ficou por conta do remanejamento dos pontos das caminhonetes e motos de aluguel, que passarão a estacionar na lateral alameda superior, no entorno da Praça do Pescador.
Os participantes elogiaram a forma democrática como as discussões foram conduzidas. O representante dos Armadores, Sebastião Lima, chegou a se manifestar assegurando que desde o início da sua atividade como armador “esta é a primeira vez que um governo chama os interessados para uma discussão como essa”.
Fonte:PMS
Nenhum comentário: