DESCASO COM A SAÚDE PÚBLICA EM ITAITUBA É DENUNCIADO POR JORNALISTA ITAITUBENSE
As duas ambulâncias do SAMU (SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA) de Itaituba, oeste do estado, estão quebradas. O serviço foi implantado no município na administração do ex-prefeito Valmir Clímaco.
A sede do SAMU foi construída por trás do Hospital Municipal e para iniciar o serviço em Itaituba, duas ambulâncias equipadas foram enviados ao município para o atendimento de urgência e emergência, mas depois de muito tempo de uso e sem a manutenção adequada as duas apresentaram problemas e a agora estão paradas.
Segundo informações que chegaram à redação deste Blog, foi de que, a primeira quebrou a cerca de dois meses e ate hoje não foi concertada e para piorar a situação a cerca de uma semana a outra ambulância também apresentou problemas. As duas ambulâncias quebradas estão em uma oficina da cidade para serem concertadas, mas ate agora nada. Isso mostra a falta de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Município com povo de Itaituba. O nome do serviço já diz (urgência e emergência) e como é que se deixar uma ambulância parada por mais dois meses por falta de peças ou outro problema? Será se o município não tem dinheiro para concertas as ambulâncias?
As duas ambulâncias do SAMU são todas equipadas para o atendimento de urgência e emergência. Com as duas quebradas a Secretaria Municipal de Saúde tentou resolver problema o problema da falta de ambulância em Itaituba, porem, criou outro. A única ambulância que serve a Comunidade de Campo Verde no Km 30 foi remanejada para Itaituba para realizar alguns atendimentos, com isso deixando a comunidade sem transporte para doentes e feridos de acidentes.
Na ausência das ambulâncias do SAMU todos os procedimentos com relação ao atendimento de vitimas de acidentes ou situações mais grave estão sendo feitos pelos militares do Corpo de Bombeiros, que estão ficando sobrecarregados, quando há mais de uma vitima de acidente de transito tem que dar duas viagens para o hospital municipal. A nossa equipe procurou o comandante do 7ª GBM de Itaituba; Major Ney Tito Azevedo, que confirmou as informações sobre os atendimentos que estão sendo feitos pelos militares da corporação para não deixar a população sem atendimento especializado.
Segundo informações os agentes do SAMU estão trabalhando sem os uniformes adequados, que acaba sendo o menor dos problemas tendo em vista a falta de ambulância para realizar os atendimentos. O blog recebeu ainda a informação que a Secretaria de Municipal de Saúde teria alugado 06 camionetes no valor de 05 a 10 mil reais por mês para serem utilizadas em serviços da secretaria. Enquanto isso as ambulâncias estão abandonadas em uma oficina. Isso mostra a incompetência da Secretaria de Saúde ORENICE CABRAL, que não vem fazendo um bom trabalho em sua pasta, a mesma se segura no cargo como pode.
Porque que não arrumaram a primeira ambulância que apresentou problema antes, foi falta de competência?De dinheiro, será se essas ambulâncias são tão especiais que não se encontra peças de reposição no estado? Não arrumara a primeira, agora a outra deu problema, pontando ficando sem nenhuma ambulância adequada para os atendimentos na cidade.
Ambulância na oficina
Ambulância na oficina
Ambulância do Km 30 sendo usada em Itaituba
Ambulância estacionada na unidade do SAMU
Fonte: Junior Ribeiro
Nenhum comentário: