Falta de saneamento prejudica a população de Belém
Na passagem Nova Liberdade, no bairro da Terra Firme, a falta de saneamento é um problema que prejudica a população. A água acumulada da chuva não seca mais.
O comerciante Manoel Raimundo tem um bar na passagem, mas reclama que o acesso ao estabelecimento fica impossibilitado pela falta de saneamento. “Prejudica as vendas da gente a qualidade dessa água. Quanto mais chuva, mais aumenta a água e o problema começa novamente”, afirma o comerciante, que reclama dos prejuízos no bar com os alagamentos.
Os moradores improvisaram uma ponte de pedras para a passagem de pedestres. “A gente espera pelo prefeito, mas o morador também não colabora, muitos jogam lixo na vala. Se ninguém jogasse lixo na vala, talvez não acontecia”, explica a cuidadora Maria de Jesus.
Frente de escola estadual é tomada por lixo e lama
A falta de saneamento não atrapalha somente as pessoas que moram no bairro da Terra Firme, mas também quem trabalha e estuda. Na área onde funciona uma escola estadual, há lixo e lama.
Para os estudantes conseguirem entrar na escola, eles precisam ter contato com o lixo acumulado. O acesso a escola é complicado para quem vai levar e buscar as crianças.
“É muito complicado. Quando chove, enche e a noite o portão é escuro para o pessoal que estuda a noite. Meus sobrinhos estudam aí e tem esse lixo. É o pessoal do outro lado que vem deixar pra cá”, afirma a dona de casa Lucideia Bentes.
De acordo com o Secretário de Saneamento de Belém, Luiz Otávio Mota, a área do bairro da Terra Firme é influenciada pelas obras do canal do Tucunduba e um canal que não foi trabalhado ainda, que é o canal do Lago Verde. “A prefeitura já fez nesse período de governo, três ações que envolvem a Terra Firme, dentro do programa Cuida Belém. Minha expectativa é que estes serviços de drenagem iniciem ainda no início do próximo mês. Já existem os projetos, já existem os recursos, a gente precisa implantar e implementar”, afirma o secretário.
G1/PA
Nenhum comentário: