Chuva provoca fortes ondas no Lago Guaíba em Porto Alegre
A chuva que atinge o Rio Grande do Sul nos últimos dias provocou na madrugada desta segunda-feira (26) fortes ondas no Lago Guaíba no bairro de Ipanema, em Porto Alegre. Desde quinta-feira (22), já choveu entre 120 mm a 140 mm na capital gaúcha, 50 mm só no último sábado (24). E a previsão é de mais chuva até terça-feira.
Várias cidades do estado estão sendo afetadas pelas chuvas. No município de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, cerca de 240 pessoas terão de deixar suas casas por causa do risco de alagamentos provocado pela cheia do Rio Taquari, que está 11 metros acima do nível normal.
Com isso, já chega a cerca de 2,5 mil o número de pessoas afetadas pelas chuvasdos últimos dias no Rio Grande do Sul. O último balanço da Defesa Civil, divulgado no início da noite, indicava 1.332 desabrigados e 1.133 desalojados em pelo menos 23 municípios, além de uma ferida e uma pessoa desaparecida. Os flagelados estão sendo removidos para casas de parentes ou abrigos em escolas e ginásios
A região mais afetada é a do Vale do Taquari, com registro de desabrigados em pelo menos nove municípios. O Rio Taquari, que banha as cidades da região, atingiu 23,9 metros no início da noite no porto de Estrela e transbordou em alguns pontos da região, conforme a Defesa Civil.
Estradas
O grande volume de chuvas também causou problemas para os motoristas neste domingo (25). Pelo menos cinco trechos de rodovias estaduais foram totalmente bloqueados no estado em função de problemas como buracos, alagamentos ou deslizamentos, informou a Defesa Civil Estadual.
(*com informações do Estadão Conteúdo)
Nenhum comentário: