LATEST NEWS

O namoro entre Irã e Taleban

Posted by iptvweb01 ~ sábado, 29 de junho de 2013

 
Quando os EUA aprovaram o envio de uma delegação do Taleban ao Catar, em 2011, esperavam que o pequeno emirado do Golfo Pérsico fosse um lugar propício para conversações para pôr fim a dez anos de guerra.

O Taleban tinha ambições bem maiores: aproveitar o escritório como base diplomática para se posicionar como força política em ascensão no Afeganistão, enquanto os EUA se preparam para sair do país. O sinal mais claro dos seus objetivos é a recente viagem a Teerã de representantes do Taleban com sede em Doha.

Há novas evidências de que o grupo militante e seus interlocutores afegãos e americanos têm posições diferentes em relação ao escritório aberto na semana passada. Sua inauguração transformou-se num fracasso para os EUA, que tiveram trabalho para aplacar a ira do governo afegão quando o Taleban desfraldou sua bandeira e instalou uma placa com os dizeres: Emirado Islâmico do Afeganistão, como o Afeganistão era chamado no governo Taleban, nos anos 90.

O atrito diplomático entre Washington e Cabul provocou o congelamento das negociações de um acordo sobre segurança, que permitiria que as tropas americanas permanecessem no país depois de 2014.

Os enviados do Taleban a Doha vinham se mantendo discretos, hospedados em hotéis de luxo sob a rigorosa vigilância do governo do Catar. A discrição acabou no início do mês, quando anunciaram a viagem de seus emissários a Teerã a convite do governo iraniano. Não é o primeiro contato entre o governo xiita de Teerã e o Taleban sunita, que têm um longo passado de desconfianças e animosidade, em parte em razão das conflitantes ideologias religiosas.

A primeira reunião aberta entre as duas partes poderia passar por cima das divergências sectárias por objetivos comuns: minar a posição dos EUA, rival comum, e conseguir que as forças militares americanas deixem definitivamente a região quando o mandato da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) expirar, no fim de 2014. "A viagem pode ser considerada o início de relações diplomáticas regionais de alto nível sem que tenhamos sido consultados", disse Vali Nasr, ex-funcionário do Departamento de Estado.

A ambição do Irã é exercer maior influência no Afeganistão e isso preocupa os EUA, que consideram Teerã um sério fator de desagregação desde a guerra do Iraque. Funcionários americanos acusaram o Irã de alimentar a violência no Iraque enviando milícias e de prestar ao Taleban uma limitada assistência militar. O Taleban, cujos principais líderes estariam no Paquistão, há muito aspira voltar ao poder e tem procurado manter uma espécie de Estado soberano nas províncias que domina.

Com a retirada das forças dos EUA do país e o mandato do presidente afegão Hamid Karzai terminando, provavelmente no próximo ano, o Taleban não se sente motivado a procurar uma negociação séria que possa levar ao cessar-fogo. / TRADUÇÃO DE ANNA CAPOVILLA - http://www.estadao.com.br/internacional/

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts