Procissão de São Pedro arrasta milhares de Fieis em Santarém
Por: Elias Junior Notícias
Santarém PA, Estivemos ainda pouco na orla da cidade, precisamente no Terminal Turístico, de onde se inciou a tradicional Procissão de São Pedro.Chegamos ao local as 15 :00 horas onde na ocasião começou o movimento de fieis que vinham de todos os bairros da cidade para participar da procissão.
Vale ressaltar que a procissão é organizada todos os anos pela colônia de pescadores Z - 20, uma tradição de mais de 63 anos, segundo nos informou o senhor, Jucivaldo Pereira dos Santos, Diretor de Assistência social da Z-20, segundo ele cada ano o evento ganha grandiosidade, e mais pessoas procuram a Colônia de Pescadores para fazerem parte do evento que segundo ele proporciona muita alegria para toda a população Santarena.
Vale ressaltar que a tradição da procissão de São Pedro tem 63 anos oficial, mais que na realidade a procissão já se repete a 93 anos, segundo relatos o evento se inciou junto com a criação da Colônia de pescadores no município de Santarém.
Entrada na embarcação
Em frente ao Terminal Turístico da cidade, acompanhamos a chegada da imagem de São Pedro que chegou em procissão, com saída da colônia de pescadores, até o terminal Turístico, onde na ocasião embarcaram no B/M Ana Beatriz, segundo o vereador Ney Santana que disponibilizou sua embarcação para conduzir os fieis na procissão, 800 vagas estavam liberadas pela capitania dos Portos para que a embarcação pudesse navegar o percurso com segurança.
Chegada da Procissão no Terminal Turístico da cidade para o embarque
Estavam presentes no local o Delegado da Capitania dos Portos de Santarém Capitão Andrade, que nos falou que a capitania tomou todas as providencias cabíveis para que todos se sintam em segurança durante o trajeto, segundo ele colocou uma lancha da Marinha para patrulhar toda extensão percorrida pelos fieis. Presenciamos a chegada do Prefeito Alexandre Von, no local e do Bispo Dom Flávio Giovenalle, além dos vereador Ney Santa, também presenciamos no local o Vereadores Gaúcho e Paulo Gasolina.
Capitão Andrade da Marinha do Brasil
Apesar de muita gentes estar presente no local, muita reclamação de pessoas que queriam participar da procissão e não puderam pelo fato de que para embarcar junto com a imagem do santo teria que ter uma senha, que estava sendo disponibilizada na Z-20. Muitas pessoas reclamavam da falta de organização.
A orla da cidade estava tomada por populares que apreciavam de perto as embarcações enfeitadas e cheias de fieis.
Nenhum comentário: