Moradores de Belém reclamam de lixão a céu aberto
No bairro da Cremação, em Belém, moradores reclamam do acúmulo de lixo no cruzamento da avenida Generalíssimo Deodoro com a rua dos Caripunas. O local onde está se formando o lixão fica ao lado de um canal e, de acordo com a população, quando chove o lixo é arrastado para dentro da via. Assim, os bueiros ficam entupidos e a área sempre sofre alagamentos durante as chuvas. Além disso, o mau cheiro seria outro transtorno causado pelo lixo acumulado.
A rua já é estreita, e com tanto lixo no meio da passagem, os moradores reclamam que se torna ainda mais perigoso trafegar pelo local. "É difícil (passar pela rua). A gente corre o risco de cair aqui no canal, e todo dia é esse lixo aí, o pessoal não tem respeito. Mas não são os moradores daqui, é o pessoal de outro lugar que vem jogar lixo aqui", conta o motorista Washington Noronha. "É complicado passar aqui, às vezes têm muito lixo e a moto pode tombar e a gente cair", explica o entregador Alisson Cruz.
Os riscos da exposição ao lixo são outra preocupação dos moradores. "É perigoso ter doença [no lixão], então é preocupante isso", afirma a dona de casa Maria Laura dos Santos.
Os próprios moradores contam que, na última semana, equipes da prefeitura estiveram no local para fazer a limpeza. Há, inclusive, uma placa colocada no local para indicar que o serviço foi feito.
Flagrado jogando lixo no local, o morador Lindomar Conceição tentou se justificar. "Até eu jogo [lixo na rua], porque não tem nem contêiner. Não é certo, mas a ocasião...", diz.
A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que a coleta de lixo na área é feita diariamente, mas que o local tem sido alvo do despejo irregular. A Sesan pede à populçação que solicite a coleta de entulho pelo telefone 156. O despejo de lixo em área imprópria é crime, e pode ser denunciado à Polícia Militar através do telefone 190.
G1.COM/PA
Nenhum comentário: