Polícias Civil e Militar apreendem drogas e artefatos explosivos em Santarém
A Polícia Civil, por meio da Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) e Seccional Urbana de Santarém, junto com a Polícia Militar, desarticulou, durante operação policial, esquemas para tráfico de drogas, que ocorriam na vila balneária de Alter-do-Chão, em Santarém, oeste paraense.
Quatro homens foram presos em flagrante, em decorrência do cumprimento de mandados de busca e apreensão. Com os presos, drogas e material usado na embalagem dos entorpecentes foram apreendidos. A operação foi deflagrada, ontem, 18, e concluída nesta quinta-feira, 19, com a autuação dos acusados, o carioca Eduardo Rafael Penitente Galvão, 31 anos, natural do Rio de Janeiro; o paranaense Carlos Eduardo Andretta Nicarretta, 31 anos; e os santarenos André Alves Vinholte, 44, de apelido “Tucunaré”, e Roberto Ribeiro dos Santos, 55.
O objetivo foi combater o tráfico de drogas e outros delitos relacionados a roubos e furtos na vila balneária. Ao todo, 16 policiais civis estiveram em atuação com apoio de policiais militares, que cumpriram as ordens judiciais expedidas pelo juiz de Direito, João Ronaldo Correa Mártires, diretor da 6ª Vara Penal de Santarém. No total, foram abordados oito locais investigados pelo Núcleo de Apoio à Investigação da Polícia Civil no oeste do Estado. A investigação foi realizada em parceria com o Ministério Público e Polícia Militar. A operação teve coordenação da Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, sob comando do delegado Gilberto Aguiar. As pessoas presas foram conduzidas à Seccional Urbana de Santarém para serem submetidas aos procedimentos policiais sobre a presidência dos delegados Silvio Birro, Germano do Vale e Djalma Pereira.
A operação acontece no dia que antecede às festividades do evento folclórico e religioso “Çairé 2013” e visa reprimir o tráfico de drogas na vila balneária e identificar os responsáveis por crimes de arrombamentos, furtos e roubos na vila, para garantir transcurso da festividade. Durante a operação, os policiais apreenderam na casa em que estavam Eduardo Rafael e Carlos Eduardo, em Alter-do-Chão, duas embalagens plásticas cada uma com maconha prensada; uma peteca de pó de "cocaína" e mais três “petecas” de maconha. Havia ainda no local 12 caixas para embalar cigarros e material para uso em fumo, em formato indígena. Com André Vinholte, foi encontrado na residência dele um saco plástico com porções de maconha prensada. Os três irão responder por tráfico de drogas.
Já, na casa de Roberto Ribeiro dos Santos, foram apreendidos três recipientes plásticos com substância semelhantes à pólvora; bolinhas de chumbo e dois bebedouros furtados, que estão apreendidos na Delegacia de Alter-do-Chão. Ele vai responder por receptação de objetos furtados e por guardar artefato explosivo ou incendiário sem autorização. Conforme explica o investigador Charles Roberto, chefe de operações da Superintendência, ainda não se pode afirmar o envolvimento do carioca e do paranaense em um esquema de tráfico interestadual de drogas na região, o que será investigado no decorrer da próxima fase da operação. Segundo ele, os dois se identificavam, em Alter-do-Chão, como pesquisadores da área acadêmica. Um deles, Eduardo Rafael, era conhecido como professor na região. Os dois podem estar envolvidos em um esquema que visava envolver turistas, que visitam a região, no tráfico e consumo de entorpecentes. Os dois permanecerão recolhidos, em Santarém, à disposição da Justiça.
Fonte: PC DE SANTARÉM
PARA VER MAIS IMAGENS CLIQUE AQUI:
Nenhum comentário: